Em resposta ao Brasilturis, a GRU Airport, concessionária responsável pelo Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, enviou nota orientando os passageiros sobre as regras aplicáveis ao transporte de líquidos em bagagens de mão nas áreas de embarque internacional.
De acordo com a empresa, o aeroporto cumpre rigorosamente a Resolução nº 515 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em vigor desde 2005. A norma estabelece critérios específicos para o transporte de líquidos, cremes e géis, que devem ser seguidos por todos os passageiros que embarcam em voos internacionais e em trechos domésticos, especialmente no Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos.
Entre os principais pontos destacados pela concessionária, estão:
- todos os líquidos devem estar em frascos de até 100 ml;
- frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que parcialmente cheios;
- os itens devem estar acondicionados em embalagem plástica transparente, vedável, de até 1 litro, com folga em seu interior;
- cada passageiro pode portar apenas uma embalagem plástica, que deve ser apresentada no momento da inspeção;
- não há restrições para o transporte de frascos vazios.
Vale lembrar que é recomendado chegar ao terminal com pelo menos três horas de antecedência para voos internacionais e duas horas para nacionais. Além disso, vale providenciar os próprios sacos plásticos vedados antes da viagem para evitar maiores problemas.