O papel do audiovisual na valorização e na promoção do turismo brasileiro foi tema, nesta quinta-feira (21), de uma das palestras de destaque do Núcleo do Conhecimento. O espaço faz parte do 9º Salão do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
O painel “O Impacto do Audiovisual no Turismo Brasileiro” reuniu nomes de peso do setor cultural e do turismo, como a Mariana Polidorio, diretora da Netflix; Domithila Cattete, atriz da série Psica; Edyr Augusto, escritor e jornalista; e Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur.
A discussão explorou como produções audiovisuais, de séries e filmes a documentários, contribuem para projetar destinos nacionais, estimular o turismo cultural e ampliar a presença do Brasil no mercado internacional.
Fábio Pinheiro, diretor do Departamento de Marketing, Eventos e Expansão Digital do Ministério do Turismo, lembrou que a Revista Tendências de Turismo 2025, elaborada pelo órgão, traz os “Destinos Inspirados pela Mídia”.
“Esses lugares impulsionam pela emoção de explorar locais imortalizados nas telas. Esse tipo de turismo possibilita uma conexão profunda com as narrativas e personagens que inspiram os visitantes”, apontou Pinheiro.
A tendência abrange desde grandes metrópoles até vilarejos remotos que ganharam notoriedade após suas aparições em filmes e séries, ampliando as possibilidades de destinos que encantam e surpreendem o público.