São Paulo (SP) – O 9º Salão do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, no Distrito Anhembi, sediou o lançamento do Circuito Serra Fé e Mar, iniciativa que integra Serra da Mantiqueira, Região da Fé, Litoral Norte e cidades do Vale do Paraíba, com apoio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), prefeituras dos municípios, Aeroporto de São José dos Campos (SP), CVC Corp e Gol Linhas Aéreas.
Ana Clemente, coordenadora da Setur-SP, destaca que a proposta conecta toda a região turística e mira a evolução para mercados fora do país. “Objetivo desse projeto é começar como um produto de mercado doméstico e expandir para o mercado internacional”, explica. “Nesse sentido, o aeroporto atua como um ponto de conexão, um hub entre essas três regiões”, acrescenta.
Potencial e parcerias
O projeto, cujo trabalho conjunto teve início durante a última WTM Latin American, é fundamentado por dados que destacam o potencial da rota: cerca de 26 milhões de turistas ao ano nos destinos envolvidos e a proximidade do Aeroporto de São José dos Campos — 84 quilômetros do Litoral Norte, 84 quilômetros de Aparecida (SP) e 94 quilômetros de Campos do Jordão (SP).
“Para a Gol é uma satisfação muito grande poder voltar a operar em São José dos Campo”, declara Marcos Tognato, especialista de Relações Institucionais da Gol Linhas Aéreas. “Não tinha sentido não ter uma ligação regular com o aeroporto. Nós estamos investindo em oferecer mais opções de voo, mais frequências, plenamente dispostos a participar do desenvolvimento desse novo produto”, complementa.
Na distribuição, Fabrício Romero, gerente de Produtos da CVC Corp, destacou a entrada do roteiro no portfólio da companhia no Brasil e no exterior. “Nós, como operadores, temos um dos principais papéis de desenvolver os destinos. Hoje os produtos do roteiro Serra, Fé e Mar já estão nas nossas empresas da Argentina e também na Europa. Além disso temos uma pessoa dedicada para a evolução deste roteiro na equipe”, revela.
Formatação do produto
Encerrando o ato, Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, ressaltou o modelo colaborativo e o papel do aeroporto. “Nós estamos produzindo um produto muito forte, muito grande, que certamente será reproduzida em outras regiões do Estado. Em especial nesse formato de todos sentarem à mesa e dialogarem, que é o ideal”, pontua o secretário.
“É imprescindível reconhecer o papel catalisador do Aeroporto de São José dos Campos, que por meio de suas conexões atrai turistas nacionais e internacionais. Permite que tenhamos uma ponte, uma conexão direta da região com o Brasil e com o mundo”, acrescenta Lucena.
“Com a formatação deste produto, temos o que mostrar concretamente, falar objetivamente sobre nossos atrativos. É uma oportunidade para mostrar que nossa serra e o litoral paulista estão se requalificando e superando os desafios, se consolidando também como um destino de fé de grande relevância. Parabéns a todos pelo trabalho e viva o Turismo!”, finaliza o secretário.