A Bahia se prepara para receber um fluxo ainda maior de visitantes na alta temporada 2025/2026 com o anúncio da Azul Linhas Aéreas, que ampliará de forma expressiva sua operação no estado. Entre 13 de dezembro de 2025 e 1º de fevereiro de 2026, serão 880 voos extras, o que representa 132,4 mil assentos adicionais. O reforço equivale a um crescimento de 26% no número de decolagens e 28% na oferta de assentos em comparação à malha regular.
Salvador ganha novos mercados
A capital baiana receberá o maior volume da expansão: 432 voos adicionais e 64,9 mil assentos extras, com crescimento de 20% nas decolagens e 24% na oferta de assentos em relação ao período regular. Além disso, Salvador terá novos mercados sazonais operando a partir de Congonhas, Goiânia, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Uberlândia, fortalecendo ainda mais sua conectividade.
Porto Seguro entre os destinos mais procurados
Já Porto Seguro, um dos destinos turísticos mais tradicionais do litoral nordestino, terá 300 voos extras e 47,3 mil novos assentos, crescimento de 33% em decolagens e 28% em assentos. O destaque fica para a rota de Congonhas, que terá aumento de 600% nas decolagens e 417% nos assentos, refletindo a alta demanda do período. Outras cidades paulistas, como Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, além de Uberlândia, também terão expansão de 100% em relação à malha regular.
Ilhéus em crescimento acelerado
Em Ilhéus, a companhia programou 148 voos adicionais e 20,1 mil assentos extras, resultando em uma alta de 56% nas decolagens e 62% nos assentos. A cidade terá um novo mercado sazonal para Congonhas, além do reforço nas operações para Belo Horizonte/Confins, com aumento de 22% nas decolagens e 25% na oferta de assentos.
Azul Viagens intensifica atuação no estado
A Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, também prepara um reforço significativo, com 69 voos dedicados semanais conectando Salvador, Ilhéus, Porto Seguro e Una/Comandatuba a mercados estratégicos. As rotas partem de cidades como Campinas, Congonhas, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto (SP), Confins/Belo Horizonte e Uberlândia (MG), além de Goiânia (GO) e Cascavel (PR).
Para a companhia, a Bahia é peça-chave em seu planejamento estratégico. “O verão é o período em que a Bahia se consolida como protagonista do Turismo brasileiro. Ao apoiar a ampliação da malha da Azul, com nossos voos dedicados para Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, que estão entre os destinos mais procurados por nossos Clientes nessa época do ano, reforçamos a importância estratégica do estado em nosso planejamento. E a nossa resposta ao crescimento anual da demanda de lazer na Bahia é não só oferecer mais opções de acesso às belezas e experiências locais, mas também, com os nossos pacotes, uma experiência ainda mais completa de conforto, férias e diversão”, destacou Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens.