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Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Estatais apresentam inovação e soluções no Salão do Turismo

Instituições como Sebrae, Embratur e Itaipu reforçaram integração entre público e privado para impulsionar o setor no Salão do Turismo

O 9º Salão do Turismo, realizado entre os dias 21 e 23 de agosto, no Distrito Anhembi em São Paulo (SP), também foi espaço para as empresas estatais que desempenham papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do país. Durante os três dias de evento, instituições como Sebrae, Itaipu Binacional, Embratur, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil estavam presentes com experiências e iniciativas voltadas ao fortalecimento da atividade turística no Brasil.

Além de expor suas ações, as estatais reforçaram a integração entre o setor público e privado, criando novas oportunidades para empreendedores, gestores e visitantes que circularam pelos corredores do evento. A presença dessas empresas fortalece o diálogo com diferentes segmentos do turismo e amplia as possibilidades de parcerias estratégicas.

Contribuições

O Sebrae levou ao Salão do Turismo uma vitrine do empreendedorismo brasileiro, com destaque para o programa de artesanato, que reúne 55 artesãos de diversas regiões do país. O espaço oferece desde peças utilitárias até obras de mestres premiados, em uma curadoria que valoriza a diversidade cultural.

A instituição também apresenta o programa Agente de Roteiros Turísticos (ART), que já atua em cerca de mil municípios, e levou 70 empresários ao evento para divulgar experiências e roteiros criados em parceria com comunidades locais.

Já a Itaipu Binacional apostou na interatividade para despertar a curiosidade do público. No estande, visitantes puderam assistir a sessões em um mini cinema sobre a história e o funcionamento da usina, além de conhecer projetos ambientais e passeios como o Refúgio Biológico Bela Vista e o Ecomuseu. A estatal também ofereceu óculos de realidade virtual para simular a imersão nos ambientes de geração de energia, distribuiu brindes temáticos, como pelúcias e crochê de onças, capivaras e preguiças.

A Embratur apresentou sua nova identidade visual e convidou os visitantes a uma jornada tecnológica. Com óculos de realidade virtual, foi possível “viajar” por destinos como Amazônia, Pantanal, Fernando de Noronha, Lençóis Maranhenses e Rio de Janeiro. Além disso, a instituição divulgou o “Top 101 Experiências do Brasil”, catálogo que reúne atividades diferenciadas em 67 municípios, incentivando o turismo de vivência e valorizando a cultura, a gastronomia e a diversidade do país.

A Caixa Econômica Federal aproveitou o evento para aproximar-se dos turistas e empreendedores com linhas de crédito especiais. Entre as ofertas estão a antecipação do saque-aniversário do FGTS, condições diferenciadas em cartões de crédito e facilidades em empréstimos pessoais voltados ao trabalhador.

O Banco do Brasil também apostou em soluções financeiras para incentivar viagens. No Salão do Turismo, apresenta o BB Crédito Realiza, que permite o financiamento de viagens em até 60 parcelas, com carência de até 59 dias e taxas mais competitivas que as de cartões de crédito tradicionais. A novidade busca ampliar o acesso dos brasileiros a destinos turísticos dentro e fora do país.

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