O Rio de Janeiro marcou presença no Salão do Turismo 2025, realizado no Anhembi até 23 de agosto, com um estande próprio que destacou as 12 regiões turísticas do estado. No espaço, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio lançaram dois novos produtos: a rota Ipiabas-Conservatória e o Circuito do Cicloturismo do Sul do Rio de Janeiro.
As novidades têm como objetivo impulsionar o turismo no Vale do Café e nas Agulhas Negras, diversificando a oferta de experiências para os visitantes, com opções de ecoturismo, gastronomia, cultura e contato direto com a natureza.
O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, ressaltou o propósito da ação no Salão do Turismo: “Estamos fortalecendo o interior do estado, criando experiências que unem cultura, natureza e história. O objetivo é diversificar a oferta turística do Rio de Janeiro e mostrar que o estado vai muito além do seu litoral. Queremos que o visitante viva o melhor do nosso interior e volte sempre”.
A rota Ipiabas-Conservatória conecta Barra do Piraí e Valença, unindo a tradição do café do século XIX ao charme da “Cidade da Seresta”, oferecendo hospitalidade rural, gastronomia típica e paisagens serranas. Já o Circuito do Cicloturismo foi planejado para ciclistas de diferentes perfis, passando por áreas de preservação ambiental, rios, montanhas e fazendas históricas, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local ao integrar atrativos turísticos, pousadas, restaurantes e produtores rurais.