O Turismo brasileiro mostra força em 2025, impulsionado pela realização do Salão do Turismo, em São Paulo (SP), que reúne destinos, empresas, investidores e profissionais do trade em um grande hub de negócios e experiências. O cenário positivo é confirmado pelos números da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp): em julho, o segmento faturou R$ 1,23 bilhão, alta de 8,69% em relação ao mesmo período de 2024, quando somou R$ 1,13 bilhão.
“Esses números mostram que o turismo brasileiro vive um momento histórico. Seja a lazer ou a negócios, o setor está crescendo e gerando emprego, renda e oportunidades para todo o país. O Salão do Turismo traduz esse cenário: um grande hub onde mostramos a diversidade do Brasil e fortalecemos investimentos que garantem a continuidade desse ciclo positivo”, afirma Celso Sabino, ministro do Turismo,.
De acordo com a Abracorp, a recuperação foi puxada principalmente por hotéis e serviços aéreos, que representaram 89% do faturamento do mês. A hotelaria movimentou R$ 383,9 milhões (alta de 12,52%), enquanto os serviços aéreos chegaram a R$ 700,7 milhões (crescimento de 4,86%). Cruzeiros e transporte rodoviário também registraram resultados expressivos, com altas de 75,14% e 63,93%, respectivamente.
O desempenho sustenta a expectativa otimista da entidade: somente entre julho e dezembro, a projeção é de faturamento de R$ 9 bilhões, consolidando o turismo como motor do crescimento econômico em 2025.
O movimento se reflete no Salão do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo, que já no primeiro dia de realização, na quinta-feira (21), recebeu mais de 12 mil visitantes. Além de exaltar a diversidade cultural e natural do Brasil, o evento se consolida como vitrine de oportunidades de negócios e de investimentos para todo o trade.
Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, a 9ª edição reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande mostra de gastronomia, cultura, artesanato e experiências imersivas, além de integrar a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, que oferece descontos especiais em destinos e produtos nacionais. A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027 e ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT), com foco na geração de emprego e renda.
Organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo, o Salão do Turismo conta ainda com apoio de SESC, SENAC e Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.