BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

GBTA Insights: IA otimiza, mas papel do gestor é insubstituível

Evento GBTA Insights da Kontik destacou que IA agiliza processos, mas curadoria e interação humana segue essencial

São Paulo (SP) – O painel “IA vs Travel Manager: O futuro é híbrido?” do GBTA Insights, promovido nesta terça-feira (26) pela FCM | Kontik Business Travel no Pullman Ibirapuera, discutiu o papel da inteligência artificial (IA) na gestão de viagens corporativas e a importância da curadoria humana.

A mediação foi de Cecilia Herculino, diretora de Relacionamento com Clientes da Kontik e participaram Raquel Monteiro, head de Relacionamento com Clientes e ESG da Kontik, Jamile Martins, gestora de viagens da Braskem, e Fiorella Zocchi, gestora de viagens do Grupo UOL.

Cecilia abriu o painel provocando os participantes sobre o que sobra para o gestor de viagens diante do avanço da IA. Segundo dados apresentados, 90% dos profissionais já utilizam algum tipo de IA, mas menos de 50% a integram diretamente aos programas corporativos.

Ela destaca que, apesar da automação, casos como o de um chatbot de uma companhia aérea que deu respostas incorretas e inconclusivas. “Apesar das enormes vantagens da tecnologia, ainda existe essa necessidade de curadoria e supervisão humana”, afirma Cecilia.

Jamile explica que a IA pode substituir tarefas, mas não responsabilidades dos gestores de viagens corproativas. Ela relatou um caso prático na Braskem, em que uma tarefa que levava quinze dias para enviar 300 e-mails passou a ser concluída em trinta minutos com o uso de ferramentas de automação, desde que houvesse preparação da base de dados. “A IA pode e deve ser utilizada no dia a dia, mas ainda vai precisar muito da curadoria humana e de decisões estratégicas que serão do gestor”, destaca a gestora da Braskem.

Fiorella, por sua vez, apresentou iniciativas do Grupo UOL, como robôs que automatizam conferência de notas fiscais e criação de relatórios, reduzindo semanas de trabalho para poucas horas. Ela também citou a implementação de chatbots internos para tirar dúvidas sobre políticas e sistemas de viagem, reforçando que a IA funciona como apoio e não substituição.

Raquel comentou sobre os desafios de consolidar dados descentralizados de diferentes fornecedores e companhias aéreas. Para isso, a Kontik desenvolveu um repositório centralizado (Data Lake) que permite treinar a IA e gerar insights preditivos para clientes. “A curadoria humana ainda é essencial neste processo. A IA acelera, mas o papel estratégico do gestor permanece”, reforça.

Habilidades futuras

O painel do GBTA Insights sobre o papel da IA no segmento também abordou habilidades futuras do gestor de viagens, destacando a necessidade de atuação analítica, estratégica e conhecimento profundo do negócio.

Um dessas habilidades é conhecer o comportamento do viajante. “Apesar de estarmos falando de CNPJ, que é por quem você viaja, mas a viagem é sempre um CPF viajando”, pontua Jamile. “Então, como você consegue apoiar esse viajante, entender a dor dele, ouvi-lo, para poder trazer essas respostas dentro de um programa de viagens que faça sentido?”, questiona a gestora de viagens da Braskem.

Fiorella complementa que o gestor precisa unir conhecimento analítico, domínio do negócio e habilidade para interpretar dados e ferramentas tecnológicas. “Cada vez mais ser estratégico. Podemos usar IA, mas é imprescindível aprender e reaprender a criar conexões, criar o nome”, afirmou, ressaltando que a integração entre IA e supervisão humana é decisiva para decisões seguras e eficientes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

Renovação de visto B1/B2 para os...

Mudança nas regras mantém possibilidade de isenção apenas para quem renovar o documento em até 12 meses após o vencimento, com alguns requisitos

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS