São Paulo (SP) – A FCM | Kontik Business Travel realizou, nesta terça-feira (26), no Pullman Ibirapuera, a primeira edição do GBTA Insights. O encontro reúne gestores e especialistas do setor para apresentar as principais tendências debatidas em julho, durante a conferência global da Global Business Travel Association (GBTA), em Denver, nos Estados Unidos.
Alexandre Castro, CEO da Kontik Business Travel, explica que a proposta é sintetizar os debates do encontro internacional e adaptá-los ao contexto nacional. “Nem todos tiveram a oportunidade de estar em Denver, então criamos este evento proprietário como um resumo do que vimos em três dias, trazendo os conteúdos mais relevantes para gestores e compradores de viagens”, declara.
O evento foi estruturado em formato de conteúdo interativo e experiências imersivas, com painéis que trouxeram análises sobre inteligência artificial (IA), novos modelos de distribuição aérea, hotelaria e mudanças no perfil do viajante corporativo. Entre os participantes estiveram executivos da própria FCM | Kontik e representantes de empresas como Braskem, Tecla T, Shift e Accor.
Cecília Herculino, diretora de Relacionamento com Clientes da Kontik, ressalta o caráter provocativo das discussões. “Queremos colocar em pauta questões que nem sempre são feitas no mercado, trazendo debates transparentes e construindo, junto aos nossos clientes, programas de viagens mais estratégicos”, afirma.

Tendências
Entre os principais temas, a IA teve destaque como fator de impacto direto na gestão de programas de viagens, negociação e uso de dados. “A grande pauta é a inteligência artificial e como ela vai impactar em viagens corporativas e eventos, além do papel do gestor de viagens nos próximos cinco a dez anos. Queremos mostrar como essa tecnologia pode ser usada de forma estratégica no dia a dia”, acrescenta Castro.
O executivo também destacou a importância de equilibrar tecnologia e experiência humana. “Entendemos que a IA é um meio, não um fim. O viajante precisa estar no centro e toda a inovação deve estar voltada para a experiência dele. Hoje, mais de 70% relatam algum tipo de estresse em viagens a trabalho. Nosso desafio é reduzir esse impacto, conectando experiências que tragam mais conforto ao viajante corporativo”, completa.
Nesse movimento, a Kontik está lançando uma nova plataforma digital, batizada de Toou, voltada à mobilidade corporativa. “Será uma gestão B2B com experiência B2C, alinhada às expectativas de viajantes cada vez mais jovens, que buscam autonomia e praticidade”, afirma Castro.
Desempenho e investimentos
Fernando Vasconcellos, CEO do Grupo Kontik, apresentou um panorama da empresa, que reúne diferentes frentes de atuação no turismo e na tecnologia. “Estamos falando de mais de 70 anos de experiência e 530 colaboradores, atuando em áreas que vão do business travel e eventos até tecnologia e lazer. Nosso objetivo é virar o mercado de cabeça para baixo, nos comunicando de forma diferente com clientes e fornecedores”, afirma.
Como parte desse objetivo, Vasconcellos destaca ainda os investimentos realizados em 2025, mesmo diante de desafios tributários que impactaram o setor. “Neste ano, destinamos R$ 5 milhões para pessoas, R$ 15 milhões em tecnologia e R$ 13 milhões em marketing e comunicação. Também reforçamos nosso compromisso com certificações como ISO, ESG e Great Place to Work”, completa Vasconcellos.
O grau de investimentos também reflete no desempenho da companhia em 2025. “No primeiro semestre tivemos crescimento de 20% a 25% no volume de viagens, em linha com o planejado”, revela Castro. “Apesar da desaceleração natural em julho, seguimos confiantes em relação ao segundo semestre, mesmo diante de incertezas tributárias e políticas no Brasil”, declara.

Relacionamento e próximos passos
Cecília reforça que o GBTA Insights será realizado em diferentes praças. “Além de São Paulo, teremos edições em Porto Alegre (RS), nesta quarta-feira (27), no Rio de Janeiro (RJ), em 2 de setembro, e em Belo Horizonte (MG), em 3 de setembro. Nosso objetivo é levar esses debates para outros mercados em que atuamos”, explica.
Entre outras iniciativas de relacionamento apresentadas, Cecília destacou o programa Advice Reboot, focado em executivos C-Level. “É um espaço para conversas abertas sobre gestão de viagens, envolvendo lideranças das empresas que atendemos e ampliando a discussão para além da emissão de bilhetes. Nossa proposta é atuar como um parceiro estratégico”, salienta a executiva.
Segundo Castro, o plano estratégico da Kontik está estruturado em cinco eixos: crescimento, receita, eficiência, fidelização e retenção. “Queremos ser uma empresa sólida e financeiramente sustentável, mas com foco total na experiência do viajante. Esse será o grande diferencial daqui em diante”, declara.
Para Vasconcellos, essa mudança de perspectiva será determinante para os próximos anos. “Sempre olhamos muito para o gestor e as necessidades da empresa. Agora, assumimos publicamente que o passageiro estará no centro. Vamos trazer parceiros de entretenimento, bem-estar e lazer para dentro da plataforma, ampliando a jornada do viajante para além da viagem em si”, conclui.