São Paulo (SP) – A FCM | Kontik Business Travel apresentou oficialmente sua nova plataforma de mobilidade corporativa, a Toou, durante o evento GBTA Insights, realizado nesta terça-feira (26), no Pullman Ibirapuera. O lançamento marca um movimento estratégico da empresa para colocar o viajante no centro da experiência corporativa, integrando tecnologia, automação e personalização à gestão de viagens.
Para Alexandre Castro, CEO da Kontik, o principal objetivo da plataforma é reduzir o estresse do viajante ao longo de toda a jornada e nas localidades onde realiza negócios. “Como podemos retirar e aliviar a questão de estresse do viajante na jornada dele e na localidade em que ele vai desenvolver um negócio para a empresa? Isso é a nossa grande sacada”, declara.
“A Kontik sempre foi pioneira em desenvolver plataformas. Fomos a primeira empresa a desenvolver um self booking, que foi o Gover em 2004. A Travel Tech, A Kontrip, foi lançada em 2015, e a Toou é a evolução de tudo isso”, declara Fernando Vasconcellos, co-CEO da Kontik.
A plataforma, segundo o executivo, permite oferecer uma experiência mais end-to-end com os clientes finais da empresa. “É uma Travel Tech de ponta a ponta, que nos permite falar uma mesma língua com o mercado, nos posicionando com nossa própria plataforma, que é o que gostamos de fazer”, acrescenta Vasconcellos.

Implementação e personalização
A plataforma Toou da Kontik terá sua primeira entrega em outubro, com previsão de implementação completa para o primeiro trimestre de 2026. Segundo Castro, a proposta é iniciar pelo básico, entregando funcionalidades essenciais de forma eficiente, e evoluir para recursos avançados de personalização.
“Será uma plataforma totalmente personalizada e white label. Nossos clientes poderão escolher cores, logomarca e se desejam ou não um tipo de business level, totalmente voltada para o viajante e para a empresa”, explica o CEO da Kontik.
A jornada do usuário na Toou será completa, incluindo motor de busca, solicitação de suporte dentro do próprio sistema, expense e controles administrativos, eliminando a necessidade de e-mails ou plataformas periféricas. “Nosso ponto de contato será o Toou, garantindo eficiência e uma experiência melhor para o ambiente corporativo”, acrescenta Castro.
Vasconcellos destaca que a iniciativa reforça o compromisso da empresa com a flexibilidade e a liberdade dos clientes. “Nosso diferencial é oferecer uma solução multiuso, que integra gestão corporativa e experiência do viajante, sem engessar processos. Queremos que o cliente decida como pilotar seu programa de viagens”, afirma.
Castro enfatiza que, embora a tecnologia seja central na nova plataforma, ela será sempre um meio para suportar interações humanas. “De repente, todos se tornaram travel techs e muitos viraram cases. Isso é ótimo, mas a viagem corporativa continua sendo sobre pessoas. Inteligência artificial, tecnologia, inovação, robotização e automação não são modismos; são meios, não fins”, complementa.
Estratégia de integração
A plataforma é parte de uma série de iniciativas da Kontik para reposicionar sua atuação no mercado de viagens corporativas. Entre elas, destacam-se o portal corporativo, o K-Biz Connect, focado em tarifas hoteleiras, e ferramentas de business intelligence, como Power BI e Deep Drive.
Para os executivos, o foco será equilibrar a gestão eficiente com experiências que aumentem o conforto e a satisfação do viajante corporativo, ampliando a percepção de valor para empresas e colaboradores.
“Nosso grande diferencial daqui em diante será colocar o passageiro no centro. Vamos integrar shows, restaurantes, lounges, academias e serviços complementares à plataforma, garantindo que a experiência do viajante vá além da viagem em si”, conclui Vasconcellos.