A Latam Airlines emitiu um comunicado alertando seus passageiros sobre as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o transporte de líquidos, aerossóis e géis em voos internacionais. A companhia destaca que é permitido levar frascos de até 100 ml cada, acondicionados em um único saco plástico transparente, vedável e de até um litro, com capacidade para acomodar até um quilograma de líquidos. Cada passageiro pode portar apenas um desses sacos.
Essa orientação ocorre em meio ao aumento da fiscalização no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que desde o dia 21 de agosto passou a exigir que os passageiros utilizem exclusivamente sacos plásticos tipo ziplock para transportar líquidos. A mudança repentina gerou filas e atrasos no processo de inspeção, com relatos de espera de até 1h30 no raio-x. A medida visa reforçar o cumprimento da resolução nº 515 da Anac, que estabelece regras para o transporte de líquidos na bagagem de mão.
Confira o comunicado na íntegra:
A LATAM reforça sobre a importância do cumprimento pelos passageiros de voos internacionais saindo do Brasil à resolução nº 515 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), de 8 de maio de 2019, que determina regras para o embarque com líquidos, aerossóis e géis.
Os seguintes objetos são permitidos em voos da LATAM com algumas restrições:
Artigos medicinais ou de toalete não radioativos (incluindo aerossóis), como sprays para cabelo, perfumes, colônias e medicamentos contendo álcool, são permitidos em nossos voos. Também são permitidos os aerossóis não inflamáveis, não tóxicos e sem perigo secundário, para uso esportivo ou uso doméstico.
No caso de voos internacionais, o passageiro pode transportar embalagens de até 100 ml (3.4 oz.) cada, dentro de um saco plástico transparente de até 1 litro (34 oz.) com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo. Cada passageiro pode levar apenas 1 saco plástico.
Para mais informações acesse o site da Latam Airlines.