São Paulo (SP) – A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) realizou nesta quinta-feira (28) a 11ª edição do Fórum Abracorp, no Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera. Com o tema “O Futuro das Viagens Corporativas: Gestão com Inteligência e Responsabilidade”, o encontro reúne associados, clientes e fornecedores, para apresentar tendências do segmento corporativo, que faturou R$ 1,23 bilhão no mês de julho, alta de 8,69% em relação ao mesmo período de 2024.
Na abertura, Siderley Santos, presidente da Abracorp, destacou que a escolha do tema reflete os desafios e oportunidades que o setor enfrenta diante das transformações atuais. “Acreditamos que o futuro do nosso setor depende justamente desse equilíbrio, unir a eficiência, a inovação e, de novo, principalmente a responsabilidade”, declara.
Siderley ressalta que as mudanças rápidas nos modelos de trabalho, os avanços tecnológicos e a necessidade crescente de agregar valor real às viagens corporativas exigem uma gestão mais colaborativa e sustentável. “Não é uma jornada simples, porque os interesses são diversos, mas é justamente por isso que estar aqui hoje tem tanto significado e esse futuro precisa ser construído a muitas mãos, com diferentes olhares e aqui no palco com muita experiência que é o que vocês têm”, afirma.
O presidente também destaca o engajamento dos associados da Abracorp e a participação expressiva de clientes. “Tivemos 153 clientes confirmados. Isso prova a credibilidade, a força da Abracorp. Estamos falando de 23 associados que, além de muita responsabilidade, entregam serviços de qualidade. Não é só um computador. É o ser humano que tá por trás de tudo isso e que tem muita responsabilidade”, complementa.

Siderley aproveitou a ocasião para agradecer os patrocinadores – Viaje Paraná, Movida, B2B.reservas, Grand Mercure, Latam e Omni Bis – e os expositores que participaram dos momentos de relacionamento e networking, incluindo Gol, Inteegra, RCOM e ESG Full. O executivo também reforçou o papel coletivo dos associados para o fortalecimento da entidade, cujo evento apoia o Instituto Criare e outras práticas alinhadas à agenda ESG.
Programação
- Abertura institucional – Siderley Santos, presidente da Abracorp
- Palestra de abertura – Conexões Globais: O Cenário Econômico e Geopolítico das Viagens Corporativas com Júlio Damião (Ibef-MG e W3 Investimentos)
- Palestra – “Ford: Pronta para Mais” com Antônio Baltar Júnior (Ford)
- Painel 1 – “Mobilidade e Hospitalidade em movimento”, com:
- André Sena (Accor)
- Guilherme Martini (Atlantica)
- Jamyl Jarrus (Movida)
- Palestra – “Produtividade Sustentável” com Izabella Camargo
- Participação especial – Viaje Paraná – Secretaria de Turismo do Paraná com Eduy Azevedo
- Painel 2 – Tendências e Transformações no setor aéreo
- Camila Belinelli (Latam)
- Daniel Bicudo (Azul)
- Danilo Barbizan (Gol)
- Palestra – “O Impacto da Inteligência Artificial na Gestão das Viagens Corporativas” com Cristiano Kruel
- Painel 3 – “Desafios e Oportunidades na Gestão de Viagens Corporativas” – participação Cliente Advisory Board Abracorp, com:
- Ana Prado (Syngenta)
- Felipe Mendonça (Petrobrás)
- Jamile Martins (Braskem)
- Marina Shimada (Honda)
- Sheila Camara (KPMG)
- Vivian Leão (União Química)
- Palestra Inspiracional – “Tocando em Frente” com Jakson Follmann