BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Braztoa promove missão institucional na Colômbia

Entidade realiza encontros estratégicos e apresenta potencial do mercado brasileiro a parceiros locais

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) iniciou nesta semana uma missão institucional na Colômbia, em parceria com a ProColombia, a Corpoturismo (Corporação de Turismo de Cartagena), a entidade hoteleira Cotelco e o Instituto de Turismo de Bogotá. A iniciativa busca estreitar laços entre os mercados brasileiro e colombiano, fomentando o destino no portfólio das operadoras associadas e estimulando a criação de novos roteiros.

A programação contempla visitas técnicas a atrativos turísticos, hotéis e experiências locais, como iniciativas de turismo comunitário e gastronômico, além de reuniões institucionais e encontros com o trade colombiano. O objetivo é viabilizar parcerias que fortaleçam a presença da Colômbia no mercado brasileiro e, ao mesmo tempo, auxiliem as operadoras na diversificação de seus produtos.

Potencial do mercado brasileiro

Durante a missão, a Braztoa reuniu mais de 100 profissionais do trade colombiano para apresentar o potencial do Brasil como emissor de turistas. A presidente executiva da entidade, Marina Figueiredo, destacou que a região de Cartagena dialoga diretamente com as tendências de consumo observadas pelas operadoras associadas, como experiências imersivas, gastronomia local, turismo comunitário, sustentabilidade, bem-estar e natureza.

Já Diego Sierra, da agência Guanabara, responsável pela comunicação da Braztoa, compartilhou estratégias de marketing que unem a força de distribuição das operadoras a campanhas voltadas ao consumidor final, reforçando a capacidade de impacto do mercado brasileiro.

Conectividade e crescimento do fluxo turístico

O Brasil é hoje um mercado estratégico para a Colômbia. Em 2024, o país recebeu 4,27 milhões de turistas internacionais, sendo 159.748 brasileiros, número que representou crescimento de 8,2% em relação a 2023. Apenas no primeiro trimestre de 2025, 48.836 brasileiros visitaram a Colômbia, alta de 16,5% frente ao mesmo período do ano anterior.

A conectividade aérea entre os dois países vem se ampliando, com voos diretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Manaus para Bogotá, o que facilita a expansão desse fluxo.

Segundo Marina Figueiredo, o destino tem diferenciais que vão além do Caribe tradicional: “A região de Cartagena tem um potencial imenso no nosso mercado, pois vai muito além do Caribe que conhecemos, com uma identidade única que mescla o que os brasileiros buscam hoje em uma viagem, com atrativos como cultura, história, gastronomia, sol e praia”.

Colômbia em evidência

A presidente da ProColombia, Carmen Caballero, reforçou a relevância do mercado brasileiro para a internacionalização do turismo colombiano. “O Brasil é um mercado estratégico para a internacionalização de nosso turismo, e o trabalho articulado com aliados como Braztoa fortalece nossa presença no país. Graças à conectividade aérea e a uma oferta diferenciada que combina história, cultura, romance e cruzeiros, a Colômbia se consolida como ‘o País de la Belleza’ no coração dos viajantes”, afirmou.

O interesse colombiano também se justifica pelo volume expressivo de brasileiros viajando ao exterior: em 2024, as operadoras associadas à Braztoa embarcaram 9,81 milhões de turistas, sendo 3,93 milhões para destinos internacionais.

A presidente executiva do Corpoturismo, Liliana Rodríguez, ressaltou que a missão da Braztoa representa um marco para Cartagena. “A captação da Missão de Operadores de Turismo da Braztoa abre uma porta enorme para um movimento em via dupla: ser sede de um evento de grande relevância para o setor turístico e gerar um impacto positivo que gera movimento de turistas do país para a nossa cidade”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

BLTA apresenta Anuário e destaca crescimento...

Anuário 2024 da BLTA mostra avanço do turismo de luxo no Brasil, com crescimento de receita, alta da diária média e maior engajamento em sustentabilidade

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS