A ClickBus realizará, em 23 de setembro, a primeira edição do ClickBus Academy, evento voltado ao desenvolvimento de negócios no transporte rodoviário. A programação, que ocorrerá no Teatro Multiplan, no Shopping Morumbi, em São Paulo, das 9h às 21h, reunirá especialistas em tecnologia, vendas e atendimento ao cliente, além de executivos do setor.
O encontro terá como destaque a apresentação de uma pesquisa inédita sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no modal, conduzida pela própria ClickBus. Também estão previstos debates sobre o marco regulatório do transporte rodoviário, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), além de temas como precificação estratégica, gestão de frotas e cultura de inovação.
Dividido em três blocos temáticos – “Excelência Operacional”, “A revolução das viagens de ônibus com IA” e “Cultura de inovação e inteligência artificial” – o evento reunirá nomes como Carmen Miguelles, doutora em Sociologia das Organizações; Juliano de Barros Samôr, superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros da ANTT; Letícia Pineschi, conselheira da Abrati; Frederico Zorning, consultor de pricing e professor da FGV/SP; e Ricardo Cappra, pesquisador de cultura analítica que encerrará o evento com palestra dedicada ao impacto da IA nos negócios.
A abertura será conduzida por Phillip Klien, CEO da ClickBus, com participação do vice-presidente, Elbert Leonardo, da diretora de Marketing e Growth, Michelle Xavier, do diretor de Produtos, Caio Tozzini, e do diretor de Dados, Inteligência Artificial e Tecnologia, César Carvalho.
“O Bus Academy é um encontro estratégico para o futuro do nosso setor. Vamos analisar e desenhar o impacto da tecnologia e da inteligência artificial nas viagens rodoviárias, abordando desde a gestão de frotas até a cultura de inovação e inteligência artificial. O objetivo é fornecer as ferramentas e o conhecimento necessários para impulsionar a excelência operacional e aprimorar a experiência do cliente, garantindo a evolução contínua do mercado”, afirma Klien.
O evento busca aprimorar tanto habilidades técnicas, como análise de dados, IA e precificação, quanto competências comportamentais, a exemplo de comunicação, trabalho em equipe, liderança e resolução de problemas.
A iniciativa se soma ao investimento de R$ 15 milhões que a ClickBus destina ao desenvolvimento de novas ferramentas de inteligência artificial. A empresa foi pioneira no uso de IA conversacional no setor, com recursos capazes de prever atrasos, oferecer atendimento ágil e personalizar a experiência do usuário. Outro avanço é o servidor Model Context Protocol (MCP), que permite interação autônoma de agentes de IA com os serviços da plataforma, como a compra de passagens, assegurando privacidade e segurança de dados.