A Parquetur, concessionária responsável pela gestão de importantes parques naturais no Brasil, marcou presença no 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo, no último final de semana. Durante o evento, a empresa anunciou medidas estratégicas para fortalecer o trade e o turismo de natureza, com foco no aumento da visitação às unidades de conservação.
Entre as novidades, estão a integração do Parque Estadual do Ibitipoca (MG) e do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) ao Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), ampliando a representatividade dessas áreas naturais no setor turístico.
Segundo Pedro Cleto, diretor Executivo da Parquetur, a companhia também passa a estruturar uma área exclusiva voltada ao relacionamento com o trade, com destaque para a parceria estabelecida com a BeFly. “O objetivo principal é aumentar a visitação às unidades de conservação, de modo geral e para além dos parques concessionados por nós, fortalecendo a importância da cultura de contato com a natureza no Brasil”, afirmou.
O executivo ressaltou ainda que, embora o Brasil receba cerca de 16 milhões de visitantes por ano em parques concessionados, o número ainda é baixo em comparação com mercados internacionais, como o norte-americano. “Queremos quebrar um paradigma social e levar os brasileiros para os parques naturais, oferecendo infraestrutura para uma experiência segura, sustentável e acessível, usando as unidades de conservação como ferramentas de educação ambiental”, completou.
A área dedicada ao trade terá à frente Eliana Cruz, Revenue Manager com mais de 20 anos de experiência no setor de hospitalidade e passagens por redes internacionais como Marriott, Accor e BHG Golden Tulip. Sob sua gestão, a companhia pretende fortalecer a atuação B2B com foco em flutuação tarifária, canais de distribuição e projeção de receitas.
O movimento também envolve aproximação com operadoras de turismo, que passam a contar com informações detalhadas para a criação de pacotes completos. A parceria com a BeFly já é um exemplo, com a elaboração de roteiros personalizados nos destinos onde a Parquetur atua.
“Estamos oferecendo toda informação do destino, com dicas dos lugares, roteiros, guias credenciados e demais serviços. As operadoras criam os pacotes, incluindo os ingressos, e os oferecem de forma completa aos mercados”, explicou Isaias Ribeiro, gerente de Marketing da Parquetur.
Ele destacou ainda que “é preciso haver experiências claras, bem explicadas e que transmitam segurança ao visitante. Nosso objetivo é mostrar ao visitante que, nos parques, ele encontra segurança, transporte, guias experientes e especializados, além de uma ampla programação”.