A 11ª edição do Fórum Abracorp, realizada nesta quinta-feira (28), no Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, contou com a palestra “Produtividade Sustentável”, conduzida por Izabella Camargo, jornalista e especialista em comunicação corporativa.
Logo no início de sua apresentação, Izabella convidou o público a refletir sobre a relação entre metas, resultados e saúde. “Adianta bater meta e bater nas pessoas? Adianta alcançar o objetivo e se perder pelo caminho?”, questiona. A palestrante ressalta que muitas vezes profissionais atingem resultados, mas enfrentam consequências como adoecimento físico e mental ou rupturas familiares.
Segundo ela, a proposta de “produtividade sustentável” não está ligada apenas a práticas de ESG, mas ao equilíbrio entre objetivos pessoais e profissionais. “Vida é uma só. Não existe dividir entre vida pessoal e vida profissional. O que precisamos equilibrar são os nossos objetivos nessas duas esferas”, declara.
Izabella destaca que a saúde é o pilar da produtividade, lembrando que o estresse é inevitável, mas deve ser administrado. “Estresse não é bom nem ruim. É uma reação do organismo a uma situação de ameaça. O problema é viver no modo ameaça o tempo inteiro”, explica.
Ao relacionar o tema ao setor de viagens, aponta que atrasos, trânsito, jet lag e distanciamento familiar são variáveis previsíveis, mas que ainda assim afetam viajantes e profissionais.
Reconhecer sinais para evitar burnout
Durante a palestra do Fórum Abracorp, a jornalista compartilhou sua própria experiência de burnout, quando, após um episódio de apagão em rede nacional, foi diagnosticada com a síndrome. “O problema do presenteísmo é que muitas vezes ele não sangra. A pessoa está ali fisicamente, mas não está bem. Eu era comprometida, responsável, de alta performance, e mesmo assim adoeci”, relata.
Ela reforça a importância de reconhecer sinais do corpo e não negligenciar sintomas como dores constantes, tremores, tontura ou distúrbios do sono. “Dor é mensagem. Mas, por excesso de confiança, muitas vezes ignoramos os sinais que poderiam evitar problemas maiores”, acrescenta.
Outro ponto central da palestra do Fórum Abracorp foi a necessidade de segurança psicológica nas organizações. Citando estudos acadêmicos, Izabella lembrou que empresas que estimulam um ambiente em que colaboradores podem expor dúvidas e limitações tendem a ser mais inovadoras. “Para inovar, precisamos de diversidade de ideias. E para isso é essencial ouvir quem pensa diferente, mesmo que inicialmente cause desconforto”, conclui.
A palestrante encerrou reforçando que a produtividade sustentável é a chave para a longevidade profissional e pessoal. “Trata-se de garantir resultados sem comprometer a saúde e a continuidade do trabalho. Líderes e liderados precisam conversar e construir ambientes de confiança para que isso seja possível”, finaliza.