BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

“Saúde é pilar da produtividade”, declara Izabella Camargo no 11º Fórum Abracorp

A 11ª edição do Fórum Abracorp, realizada nesta quinta-feira (28), no Hotel Grand Mercure São Paulo Ibirapuera, contou com a palestra “Produtividade Sustentável”, conduzida por Izabella Camargo, jornalista e especialista em comunicação corporativa.

Logo no início de sua apresentação, Izabella convidou o público a refletir sobre a relação entre metas, resultados e saúde. “Adianta bater meta e bater nas pessoas? Adianta alcançar o objetivo e se perder pelo caminho?”, questiona. A palestrante ressalta que muitas vezes profissionais atingem resultados, mas enfrentam consequências como adoecimento físico e mental ou rupturas familiares.

Segundo ela, a proposta de “produtividade sustentável” não está ligada apenas a práticas de ESG, mas ao equilíbrio entre objetivos pessoais e profissionais. “Vida é uma só. Não existe dividir entre vida pessoal e vida profissional. O que precisamos equilibrar são os nossos objetivos nessas duas esferas”, declara.

Izabella destaca que a saúde é o pilar da produtividade, lembrando que o estresse é inevitável, mas deve ser administrado. “Estresse não é bom nem ruim. É uma reação do organismo a uma situação de ameaça. O problema é viver no modo ameaça o tempo inteiro”, explica.

Ao relacionar o tema ao setor de viagens, aponta que atrasos, trânsito, jet lag e distanciamento familiar são variáveis previsíveis, mas que ainda assim afetam viajantes e profissionais.

Reconhecer sinais para evitar burnout

Durante a palestra do Fórum Abracorp, a jornalista compartilhou sua própria experiência de burnout, quando, após um episódio de apagão em rede nacional, foi diagnosticada com a síndrome. “O problema do presenteísmo é que muitas vezes ele não sangra. A pessoa está ali fisicamente, mas não está bem. Eu era comprometida, responsável, de alta performance, e mesmo assim adoeci”, relata.

Ela reforça a importância de reconhecer sinais do corpo e não negligenciar sintomas como dores constantes, tremores, tontura ou distúrbios do sono. “Dor é mensagem. Mas, por excesso de confiança, muitas vezes ignoramos os sinais que poderiam evitar problemas maiores”, acrescenta.

Outro ponto central da palestra do Fórum Abracorp foi a necessidade de segurança psicológica nas organizações. Citando estudos acadêmicos, Izabella lembrou que empresas que estimulam um ambiente em que colaboradores podem expor dúvidas e limitações tendem a ser mais inovadoras. “Para inovar, precisamos de diversidade de ideias. E para isso é essencial ouvir quem pensa diferente, mesmo que inicialmente cause desconforto”, conclui.

A palestrante encerrou reforçando que a produtividade sustentável é a chave para a longevidade profissional e pessoal. “Trata-se de garantir resultados sem comprometer a saúde e a continuidade do trabalho. Líderes e liderados precisam conversar e construir ambientes de confiança para que isso seja possível”, finaliza.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

BLTA apresenta Anuário e destaca crescimento...

Anuário 2024 da BLTA mostra avanço do turismo de luxo no Brasil, com crescimento de receita, alta da diária média e maior engajamento em sustentabilidade

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS