BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Aeroporto de Maceió inaugura sala para passageiros com TEA

Estrutura pioneira no terminal alagoano integra programa federal de acessibilidade e acolhimento a viajantes neurodivergentes

O Aeroporto Zumbi dos Palmares, em Maceió (AL), passa a contar a partir desta segunda-feira (1º) com uma estrutura inovadora voltada à acessibilidade e inclusão. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participa da cerimônia de inauguração do Espaço Multissensorial, ambiente criado para acolher passageiros neurodivergentes, especialmente pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento contará ainda com a presença do diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, do governador de Alagoas, Paulo Dantas, além de autoridades locais e representantes do setor aéreo.

Instalada na área de embarque internacional, a nova sala foi pensada para oferecer tranquilidade e reduzir estímulos sensoriais que podem gerar desconforto durante a jornada de viagem. O ambiente traz iluminação suave, elementos táteis, recursos interativos e até uma área que reproduz o interior de uma aeronave, auxiliando os viajantes a se familiarizarem com a experiência do voo.

De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, a iniciativa integra o Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com concessionárias aeroportuárias. O objetivo é garantir uma experiência de viagem mais acessível, inclusiva e humanizada, tanto no embarque quanto em conexões.

Com a inauguração em Maceió, já são nove os aeroportos do país que contam com salas multissensoriais. Estruturas semelhantes estão em funcionamento em Congonhas (SP), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Natal (RN), Recife (PE), Santos Dumont (RJ), Vitória (ES) e Campo Grande (MS).

Esses espaços se consolidam como referência em acessibilidade no transporte aéreo, reforçando o compromisso do setor com a inclusão de passageiros neurodivergentes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS