BRL - Moeda brasileira
EUR
6,35
USD
5,45
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Comissão da Câmara debate regulamentação de film commissions

Audiência pública discute papel das entidades na atração de produções audiovisuais e no estímulo ao turismo

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (3), às 15h, no plenário 5, audiência pública para debater a regulamentação das film commissions (comissões de filmagens) no Brasil. O encontro foi solicitado pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE), autor do Projeto de Lei 1384/24, que propõe regras para a atuação dessas entidades.

As film commissions são organizações dedicadas a atrair, facilitar e apoiar produções audiovisuais em territórios específicos. Suas atribuições incluem apoio logístico, intermediação com órgãos públicos, promoção de locações e facilitação de licenças para filmagens.

Segundo Figueiredo, o objetivo da audiência é reunir subsídios para a elaboração do parecer sobre a proposta em tramitação.

“As produções audiovisuais têm o poder de projetar paisagens, monumentos, tradições e estilos de vida, transformando locações em verdadeiros produtos turísticos. Ao serem exibidas em circuitos nacionais e internacionais, essas obras funcionam como ferramentas de marketing espontâneo dos destinos, estimulando a visitação e despertando o interesse do público pelas regiões retratadas”, afirmou.

Turismo e economia criativa

A iniciativa parte da percepção de que o audiovisual pode atuar como indutor de desenvolvimento econômico. Ao facilitar a realização de produções, as film commissions contribuem tanto para a dinamização da cadeia de serviços locais quanto para a promoção internacional dos destinos. A expectativa é de que a regulamentação traga maior previsibilidade, segurança jurídica e fortaleça o vínculo entre cultura, turismo e economia criativa no Brasil.

A audiência pública deve contar com representantes do setor audiovisual, gestores públicos e entidades ligadas ao turismo. O debate pretende avaliar modelos já aplicados em outros países e sua viabilidade de adaptação ao cenário brasileiro.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS