São Paulo (SP) – Nesta quarta-feira (03), a VBRA reuniu operadoras de turismo e agências de viagens no Fogo de Chão Jardins, na capital paulista, com o objetivo de reposicionar o turismo do Canadá no mercado brasileiro. O evento do Consórcio Extraordinário Canadá contou com parceria da Air Canada e da Global Tourisme, entre outras empresas de viagens e turismo canadenses.
“O consórcio é uma estratégia da VBRA que começamos lá atrás com a Air Canada. Hoje entregamos muito mais do que uma agência de publicidade oferece, pois nos tornamos uma consultoria de inteligência turística”, conta Sheila Nassar, CEO da VBRA. “A Global Tourisme, que é uma DMC canadense, nos procurou dizendo que gostaria de voltar ao mercado brasileiro, então decidimos então fazer isso da forma certa: firmando parcerias com a companhia aérea e diversos destinos canadenses”, acrescenta.
Segundo ela, o momento é estratégico para o Canadá se consolidar como protagonista entre os destinos buscados pelo turista brasileiro. “O Brasil já está entre os nove países que mais enviam turistas ao Canadá. É a hora de o país deixar de ser coadjuvante e se tornar um ator principal das viagens do Brasil, porque o Canadá tem tudo o que o viajante brasileiro procura: diversidade, experiências o ano inteiro e uma sociedade aberta à imigração e aos estudantes”, complementa.
Aposta no trade
Sheila destaca que a estratégia passa pelo fortalecimento do trade. “No pós-pandemia, a relevância do agente de viagens foi resgatada. O trade é resiliente e essencial, principalmente quando falamos de destinos complexos como o Canadá. É preciso ter profissionais técnicos que entendam o país, porque ele oferece muitas possibilidades que não se esgotam na venda direta ao consumidor final”, afirma.
A agenda do evento foi definida a partir de consulta a operadores, com prioridade para São Paulo, Rio de Janeiro (RJ) e Campinas (SP). Além disso, já estão confirmadas ações em Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), com negociações avançadas para Recife (PE), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF). “A estratégia é selecionar operadores com potencial de venda imediata para o Canadá, inclusive com integração ao mercado dos Estados Unidos por meio do stopover gratuito oferecido pela Air Canada”, explica Sheila.
Conectividade
Sandra Passetto, executiva de Contas da Air Canada, reforça que o mercado brasileiro tem representatividade crescente. “A companhia já se comprometeu com a Global em fazer um investimento maior no próximo ano, porque esse é um projeto de médio e longo prazo. O Canadá é multicultural, oferece várias viagens em um único país e temos certeza de que o fortalecimento dessa parceria trará sucesso”, declara.
Sandra acrescenta ainda que a ampliação da malha aérea da Air Canada reforça a competitividade. “Hoje temos voos via Toronto e via Montreal, e entre dezembro e março também haverá a rota Rio de Janeiro–Toronto. Esse aumento da oferta de assentos permite tarifas mais acessíveis e amplia nossa presença no Brasil”, complementa.
Além do Brasil, a companhia tem ampliado sua conectividade na América do Sul com operações que incluem Buenos Aires. O voo Toronto–São Paulo, por exemplo, segue até a capital argentina antes de retornar ao Canadá.