O Governo do Estado de São Paulo vai marcar presença na 51ª Abav Expo, que acontece entre 8 e 10 de outubro no Rio de Janeiro. A iniciativa integra o programa Discover/Descubra São Paulo, criado para promover a capital paulista como destino turístico e de negócios no Brasil e no exterior. Até 10 empresas do setor de turismo serão selecionadas para compor a comitiva, fortalecendo a representatividade do estado em uma das maiores feiras do trade na América Latina.
A feira, que será realizada no RioCentro, deve reunir mais de 2 mil marcas expositoras e receber 42 mil visitantes ao longo de três dias. Entre os participantes estão representantes de operadoras, agências de viagens, companhias aéreas, hotéis, empresas de cruzeiros e promotores de eventos.
Estande de SP e benefícios às empresas
O programa contará com um estande próprio, espaço destinado a reuniões, ativações de marca, exibição de vídeos e palestras, além de atividades de networking com players nacionais e internacionais.
As empresas selecionadas terão direito a reembolso de até US$ 1 mil em despesas elegíveis, cobrindo até 50% dos custos de viagem. Além disso, o programa oferece acompanhamento com ações de consultoria, monitoramento de resultados e suporte pós-evento.
“Com um estande próprio, São Paulo chega ao Rio de Janeiro na Abav Expo, uma das principais feiras nacionais do setor, com o objetivo de ocupar um espaço que já é seu naturalmente, o de turismo de eventos, gastronomia e história. Além disso, queremos expandir nossas frentes levando também ecoturismo, cultura e hospitalidade, que são temas que estamos colocando como prioridade neste momento”, afirma Rui Alves, secretário municipal de Turismo de São Paulo.
Programa Discover/Descubra São Paulo
Criado em 2025 pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a InvestSP, o Discover/Descubra São Paulo tem sido peça-chave na estratégia de internacionalização do turismo paulista. Só no primeiro semestre, sete missões empresariais renderam uma projeção de R$ 80 milhões em negócios para 19 companhias participantes.
Entre as ações realizadas estão participações em eventos globais como a Fitur Madrid, ITB Berlin, SXSW nos Estados Unidos, BTL Lisboa, WTM Africa, ATM Dubai e a WTM Latin America. Mais recentemente, o programa também marcou presença na IBTM Americas, no México.
Até o fim de 2025, estão previstas missões adicionais para a WTM Londres (novembro), o Festuris em Gramado (novembro) e a ILTM Cannes (dezembro), consolidando São Paulo como um dos principais destinos turísticos e de negócios da América Latina.