BRL - Moeda brasileira
EUR
6,35
USD
5,45
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Brasil já acumula 6,52 milhões de turistas internacionais em 2025

Com 94,6% da meta do PNT atingida, Brasil projeta recorde acima de 8 milhões de visitantes internacionais até o fim do ano

De janeiro a agosto de 2025, o Brasil recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais, número que não só representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024. O País também supera, em apenas oito meses, o total de visitantes que países vizinhos receberam durante todo o ano passado, como Chile (5,2 milhões), Uruguai e o Peru (ambos com 3,3 milhões de visitantes cada), segundo dados da ONU Turismo.

O resultado estabelece o maior acumulado já registrado para os oito primeiros meses do ano e coloca o Brasil muito próximo de superar a meta para este ano de 6,9 milhões de visitantes internacionais prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Até o momento já são 94,6% da meta cumprida.

Para Celso Sabino, ministro do Turismo e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, o resultado reflete a consolidação do país como um destino em ascensão no cenário global. “O Brasil está mais aberto e conectado ao mundo do que nunca. Esses números mostram que nosso esforço em qualificação, promoção e estruturação do turismo está dando resultados concretos”, declara.

“Estamos não apenas alcançando, mas superando metas e colocando o Brasil no patamar que ele merece: o de potência turística mundial”, destacou o ministro, que projetou alcançar 10 milhões de turistas internacionais durante cerimônia de abertura do Salão do Turismo.

Em agosto, o desempenho também foi memorável: 576 mil chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024. Foi o melhor agosto da história, superando inclusive o recorde de 2016, quando o país recebeu 537 mil visitantes no mês, ano marcado pelos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

“Em apenas oito meses, nós já estamos muito próximos do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024. Nos próximos meses, todos os turistas que entrarem, somam para o recorde do final do ano, quando ultrapassaremos os 8 milhões de turistas. Mudamos de patamar, o turismo hoje é a indústria sustentável que gera emprego em todo o país”, comemora Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

A performance de 2025 não só supera o registrado em 2024, como também deixa para trás os desempenhos históricos de 2016 a 2018, quando o país recebeu entre 4,4 e 4,6 milhões de turistas nos oito primeiros meses de cada ano. O resultado reforça o impacto positivo das ações implementadas pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo e da Embratur, para ampliar a conectividade aérea, diversificar a oferta turística e promover o Brasil internacionalmente.

Principais emissores

A Argentina segue liderando como principal emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros. Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Já os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.

Portas de entradas

São Paulo lidera a entrada de turistas internacionais no Brasil, com mais de 1,8 milhão de visitantes desembarcando pelos aeroportos do estado. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, que recebeu 1,4 milhão de turistas, seguido pelo Rio Grande do Sul, que, em apenas oito meses, já contabiliza mais de 1,2 milhão de visitantes internacionais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS