BRL - Moeda brasileira
EUR
6,38
USD
5,42
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Latam estreia rota São Paulo–Dourados e chega a 58 destinos no Brasil

Voo inaugural da Latam teve 90% de ocupação e reforça conectividade de Dourados, polo agroindustrial e educacional do Mato Grosso do Sul

A Latam Brasil inaugurou nesta segunda-feira (08) sua nova rota São Paulo/Guarulhos–Dourados, com 90% de ocupação em seu voo inaugural. A operação chega para facilitar o acesso à cidade que é polo agroindustrial do Mato Grosso do Sul, além de abrigar diversas instituições de ensino superior que atraem estudantes e pesquisadores de todo o país.

A rota é operada com aeronaves Airbus A319, com capacidade para até 140 passageiros. Os voos são realizados 3 vezes por semana, às segundas, quintas e sextas-feiras, saindo de Guarulhos às 7h45, com duração aproximada de 2 horas. No sentido inverso, partem de Dourados às 9h20.

“Esta é a segunda nova base da Latam no Mato Grosso do Sul sendo aberta em menos de uma semana. Inauguramos uma nova rota para Bonito na quarta-feira passada e, agora, com Dourados, temos a certeza de que estamos contribuindo para o crescimento econômico e turístico do estado. Além das novas rotas, já oferecemos voos diretos de Campo Grande para Congonhas, Guarulhos e Brasília, demonstrando a importância do estado para a estratégia da Latam”, comenta Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil.

“São novos voos para a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Dourados tem grande representatividade e importância para região centro oeste do país, sendo um grande polo regional do ponto de vista econômico e social, com franco crescimento econômico”, comenta Eduardo Riedel, Governador do Mato Grosso do Sul.

“Inserir a cidade, e todos os municípios do seu entorno, nessa conectividade com o maior aeroporto do Brasil representa muito, fruto de um trabalho de muitos atores comprometidos com o desenvolvimento do estado. Isto faz parte do nosso planejamento estratégico, para impulsionar o setor de logística, do turismo, do agronegócio, industrial, abrindo inúmeras possibilidades”, acrescenta.

Marçal Filho, prefeito de Dourados, ressalta a importância da retomada dos voos comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. “A Latam acreditou no potencial econômico de Dourados e temos convicção que a demanda por voos fará com que a empresa amplie sua presença na nossa cidade, criando novas rotas e novos voos”, enfatiza o prefeito. Marçal Filho destaca os investimentos que foram feitos pelo município para garantir a total segurança dos passageiros e tripulantes, com o Aeroporto de Dourados atendendo todas as exigências da Anac, Decea e Infraero.

“É com grande satisfação que a Infraero participa desse momento marcante na vida econômica da região de Dourados, cumprindo assim o seu papel de contribuir para o crescimento da aviação regional, integrando regiões importantes aos grandes centros do Brasil e via conexões internacionais”, comemora Rogério Barzellay, presidente da Infraero.

Expansão histórica

Com a inauguração de suas operações em Dourados (MS), a LATAM alcançou o seu recorde de 58 aeroportos em todo o país.

No primeiro semestre de 2025, a companhia ampliou em 8,5% a sua oferta doméstica de assentos (ASK) no Brasil e prevê encerrar o ano com alta entre 9,5% e 10,5%. Já inaugurou 8 novas rotas, incluindo 5 bases (Pelotas, Fernando de Noronha, Ribeirão Preto, Campinas e Bonito). Recentemente, a companhia inaugurou voos para Bonito e ampliou ecoturismo no Mato Grosso do Sul.

No mercado internacional, mantém a liderança no Brasil com voos próprios do país para 90 destinos no exterior, projetando crescimento de até 11% na oferta. Entre as novidades estão rotas já inauguradas – Fortaleza–Lisboa, Rio–Buenos Aires e Porto Alegre-Buenos Aires, além de lançamentos já anunciados como Florianópolis–Lima e Guarulhos–Córdoba.

Com 167 aeronaves no Brasil, a companhia segue modernizando sua frota e ampliando a conectividade de forma sustentável, com um histórico de alta pontualidade e baixos índices de cancelamento de voos.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Latam lidera os mercados doméstico e internacional do Brasil desde 2021 e, pelo segundo ano consecutivo, é a preferida dos viajantes corporativos no país, segundo a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS