Com o intuito de valorizar o turismo rural e impulsionar o agronegócio, Paty de Alferes lançou o circuito turístico Roça dos Alferes. A iniciativa, realizada pela Prefeitura em parceria com o Sebrae Rio, busca atrair visitantes interessados em contato direto com a natureza e em atividades ligadas à sustentabilidade. O lançamento ocorreu no Centro Cultural Aldeia de Arcozelo.
Durante a cerimônia, Alexandre O’ Reilly, subsecretário de Turismo e Eventos de Paty de Alferes, ressaltou o papel do Sebrae na construção do projeto: “A gente se pergunta como um projeto desses pode acontecer e para isso a parceria do Sebrae foi fundamental, assim como foi comigo, com as capacitações que são feitas tanto para prefeituras quanto para empreendedores em geral espalhados pelo Brasil.”
Luis Felipe Salgado, analista do Sebrae Rio no escritório Centro-Sul, destacou a relevância do setor para o desenvolvimento regional: “Hoje fazemos a entrega do nosso sexto circuito no Centro-Sul. Temos uma agência de desenvolvimento regional, que tem o turismo como um dos seus eixos estratégicos devido à importância dessa atividade para a região. Entre os outros roteiros já lançados, está a primeira rota de vinícolas do Rio de Janeiro.”
O circuito oferece 15 atrações, que vão desde trilhas em meio à natureza até experiências gastronômicas com produtos locais, além de atividades ligadas ao aprendizado agrícola e à venda de orgânicos. Algumas delas necessitam de agendamento prévio, sendo recomendado que os visitantes planejem sua visita com antecedência.
Entre os participantes do roteiro estão: Orquidário Boa Vista, Sítio das Aves, Morango do Kalunga, Conservas Reunidas, Apiário do Ciço, Berghaus – Casa da Montanha, Bromélias da Serra, Fábrica de Orquídeas, Horta do Cleidson, Mary Orquídeas, Sítio Aletheia, Sítio Bom Jardim, Sítio das Estrelas, Sítio das Goiabas e Sítio dos Palmares.