BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Aeroportos internacionais do Paraná registram mais de 735 mil passageiros em agosto

Afonso Pena e Foz do Iguaçu apresentam crescimento de dois dígitos e somam mais de 5,5 milhões de viajantes no ano

O Paraná encerrou agosto com alta expressiva na movimentação de passageiros em seus aeroportos internacionais. Somados, o Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e o terminal de Foz do Iguaçu receberam mais de 735 mil viajantes no mês, resultado que representa aumento de 19,9% em relação ao mesmo período de 2024.

No Afonso Pena, 538 mil passageiros circularam pelo terminal, impulsionados por 4.326 operações de embarque e desembarque. O crescimento foi de 9,8% na comparação com agosto do ano passado, além de avanços frente a 2023 (7,6%) e 2022 (18,7%). Já em Foz do Iguaçu, o saldo de 197 mil passageiros significou um aumento de 10,1% sobre 2024, 17% em relação a 2023 e 45% na comparação com 2022.

De janeiro a agosto, os dois terminais paranaenses somaram mais de 5,5 milhões de viajantes, sendo 4 milhões apenas no Afonso Pena. “Neste ano o terminal foi eleito o melhor da sua categoria na premiação Aviação + Brasil, da Anac. Isso, somado a melhoria contínua dos processos operacionais, tem sido fundamental para atender ao crescente número de passageiros”, destacou Éden Pisani Jr., gerente do aeroporto.

Em Foz do Iguaçu, o acumulado do ano já passa de 1,4 milhão de passageiros, com expectativa de alcançar 2,2 milhões até dezembro. “Já havíamos registrado a melhor ocupação do país no primeiro trimestre do ano e um crescimento de 11% na movimentação do primeiro semestre. Com muito trabalho e dedicação caminhamos para retomar os índices pré-pandemia”, avaliou Vinícius Bueno, gerente do terminal.

Segundo Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, o desempenho reforça o momento positivo do turismo. “Recebemos mais de 764 mil turistas estrangeiros em 2025, sendo 53,9 mil apenas em agosto. Uma parte expressiva dessas entradas foi por via aérea, o que comprova que o turismo paranaense está em alta na atração, recepção e no bom atendimento ao turista”, afirmou.

A malha aérea do Estado deve se expandir ainda em 2025, com novas rotas sem escalas operadas por Gol e Latam conectando o Paraná ao Ceará, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Além disso, os aeroportos contam hoje com sete ligações internacionais diretas, incluindo destinos como Buenos Aires, Santiago, Lima, Assunção, Montevidéu e voos da capital chilena para Foz do Iguaçu.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS