O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana acaba de lançar sua primeira cachaça própria: a Cachaça Magnífica Single Cask Fairmont. Criado em parceria com a Cachaça Magnífica de Faria, o rótulo exclusivo foi apresentado no Dia Nacional da Cachaça.
Produzida a partir da safra de 2013, a bebida foi elaborada de forma artesanal na Fazenda do Anil, em Vassouras (RJ). O processo incluiu corte manual da cana, fermentação com leveduras selvagens e destilação no tradicional Alambique Triplo Magnífica — conhecido como Alambique Alegria. Envelhecida por mais de uma década em um único barril de carvalho americano, posicionado no topo do armazém, a cachaça passou por intensa evaporação, conhecida como “Parte dos Anjos”. O resultado é uma bebida concentrada, com 48% de graduação alcoólica, acima do padrão comercial.
Segundo Ana Luiza Faria, diretora de marketing da Cachaça de Alambique Magnífica de Faria, “trata-se de uma cachaça de alto padrão com produção 100% artesanal e processos sustentáveis desde a plantação da cana à destilação. É um produto nacional totalmente alinhado com as expectativas do público que frequenta o hotel, unindo qualidade e exclusividade”.
Com apenas 110 garrafas numeradas, a edição limitada apresenta notas de baunilha, caramelo, frutas secas e amêndoas. A escolha do barril ficou a cargo de Cassiano Melo, chefe de bar do Fairmont, que visitou a fazenda para selecionar o lote que leva o nome do hotel.
Netto Moreira, diretor geral do Fairmont Rio, destaca: “O Fairmont Rio é um hotel que conecta culturas e experiências únicas. Lançar nossa própria cachaça reforça nosso compromisso de oferecer produtos exclusivos, que traduzem a identidade do país para hóspedes e colecionadores de todo o mundo”.