O Aeroporto Internacional de San Diego (SAN) inaugurou o Terminal 1, projetado para oferecer uma experiência de ponta a ponta mais ágil e segura aos viajantes. Com mais de 111 mil m² e 30 portões, a instalação é impulsionada por soluções da Sita, que incluem quiosques de autoatendimento, sistemas biométricos faciais, sinalização dinâmica e painéis de tempo de espera em tempo real.
Entre as inovações estão os 66 quiosques TS6, os terminais biométricos US Exit e o sistema de exibição Sita Airport Vision, que direciona passageiros e informa sobre o status de voos e filas de segurança. A tecnologia CUPPS, aplicada nos balcões de check-in e embarque, permite que diferentes companhias aéreas utilizem os mesmos equipamentos, oferecendo flexibilidade operacional.
A nova estrutura foi pensada especialmente para atender ao tráfego da Southwest Airlines, responsável por mais da metade das operações em San Diego. A flexibilidade modular também garante que companhias aéreas possam alterar voos e balcões de forma integrada, acompanhando variações de demanda.
Segundo a Sita, a integração tecnológica desde o início da obra foi essencial para reduzir riscos e entregar o terminal dentro do prazo e do orçamento previsto, mesmo em um projeto complexo de US$ 3 bilhões. “O Terminal 1 de San Diego mostra as possibilidades quando a tecnologia é integrada desde o início”, afirmou Shawn Gregor, presidente da Sita para as Américas.
Jessica Bishop, diretora de serviços de informação e tecnologia do aeroporto de San Diego, reforçou que a parceria com a Sita garantiu um espaço inovador: “Os sistemas nos dão flexibilidade para nos adaptarmos em tempo real e ajudaram a inaugurar este terminal de classe mundial dentro do prazo”.