A Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou, nesta segunda-feira (22), a 3ª Reunião Global das Comunidades, no Tivoli Mofarrej, em São Paulo. O encontro contou com a participação de 267 profissionais de diferentes localidades do país, sendo 142 presenciais e 125 online, com o objetivo de promover networking, identificar oportunidades e cocriar soluções para os principais desafios do setor.
De acordo com Luana Nogueira, diretora-executiva da entidade, o formato colaborativo é um dos diferenciais do evento. “Nossa missão foi colher da comunidade global os inputs para refinar e melhorar ainda mais as soluções para nossos problemas. Ao longo do encontro, trabalhamos com esse objetivo de forma bem dinâmica e coletiva”, destacou.
Entre os temas debatidos nas setoriais, realizados em agosto, a hotelaria ganhou destaque, com discussões sobre tarifas flutuantes e a falta de clareza nos acordos com fornecedores. Também foram apontados gargalos como ausência de retorno em propostas, dificuldade em entender os motivos de recusa em bids, prazos de pagamento considerados desleais e aumento das passagens aéreas.
Outros tópicos incluíram a gestão de bilhetes não voados, divergência de dados em integrações tecnológicas, precificação de fees e desafios no “form of payment” (FOP) de 60 dias. Segundo Andrea Matos, gerente-executiva da Alagev, a entidade utilizou ferramentas como Ishikawa, mapeamento de stakeholders e 5W2H para aprofundar causas e propor soluções, que foram apresentadas durante a reunião global.
Novidades e iniciativas
A Alagev anunciou novidades como a participação em feiras do setor – entre elas, a Abav Expo (8 a 10 de outubro, no Rio de Janeiro), a IMEX Las Vegas e a Brazil Travel Market (BTM) em Fortaleza. A associação também lançou o assistente virtual “Alê”, criado para responder dúvidas, orientar sobre serviços e ampliar a comunicação com os associados.
Além disso, foram reforçados os canais de Grupos de Avisos no WhatsApp e as pesquisas estratégicas (PAEC, PAVI e PAVC), que seguem como instrumentos de monitoramento do setor. Os Minilabs também ganharam novo formato, com seis temas escolhidos em votação em tempo real, e o Hub ESG passa agora a funcionar como comunidade independente.
Próximos passos
No encerramento do encontro, foram anunciados os novos embaixadores das Comunidades, que terão o papel de fortalecer a articulação regional. Outra novidade foi que a diretora-executiva anunciou Leandro Pimenta, CEO e fundador da tg.mob, como novo padrinho desse grupo, eleito por votação pelos membros do Conselho e Diretoria Administrativa.
Confira os nomes dos novos embaixadores: Aurília Carvalho (Gestores de Viagens do Nordeste – GVNE), Bruna Nunes (Tecnologia & Inovação em Viagens – CTIV), Carolina Gaete (Agências de Viagens Corporativas – CAC), Cesar Nunes (Logística de Eventos – CLE), Claudio Guber (Gestores de Viagens do Paraná e Santa Catarina – GVS), Dayse Taiar (Logística de Eventos – CLE), Gisele Oliveira (Hotelaria – CH), Juan Pereira (Gestores de Eventos – CGE), Letícia Sá (Gestores de Viagens do Rio de Janeiro – GVRJ) e Sueane Guimarães (Gestores de Viagens Corporativas de Minas Gerais – GVMG).
A entidade também confirmou que a 4ª edição da Reunião Global das Comunidades será realizada no dia 10 de novembro, novamente no Tivoli Mofarrej, em São Paulo.