BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Caso 123 Milhas ganha mais uma fase: confira o que credores devem fazer para garantir direitos

Processo reúne quase 800 mil credores e avança para fase de consolidação, com plataforma digital para revisão e adesão ao plano

A segunda audiência pública do processo de recuperação judicial da 123 Milhas ocorreu nesta terça-feira (23), trazendo um panorama sobre o momento atual e os próximos passos do procedimento, considerado um dos mais complexos em curso no Brasil. O processo já soma quase 80 mil páginas e envolve aproximadamente 800 mil credores, número inédito para uma recuperação no setor de Turismo.

Segundo Cláudia Helena Batista, juíza responsável pelo caso, a fase atual é a de consolidação dos créditos, etapa em que será publicada a lista revisada dos credores. Após a divulgação, será aberta a chamada fase contenciosa, na qual divergências poderão ser apresentadas judicialmente.

Para reduzir o volume de processos, foi criada uma fase pré-processual obrigatória, em que os credores deverão utilizar uma plataforma digital – lançada pela administração judicial – para revisar valores e apresentar documentos comprobatórios antes de recorrer ao Judiciário.

Com a publicação da lista consolidada de credores, será aberto o período de revisões pela plataforma. Apenas após essa etapa será possível avançar para a votação do plano de recuperação, considerado o momento decisivo do processo.

Como aderir ao plano

Durante audiência, a administração judicial apresentou a plataforma online que permitirá que os credores consultem seus valores, solicitem revisões e anexem documentos comprobatórios úteis referentes ao processo. A expectativa é que o sistema agilize a análise e reduza o número de processos judiciais.

Na ocasião, foi realizada a demostração de adesão ao processo, assim como inclusão de documentos no processo e reforço da atenção no preenchimento dos múltiplos negócios – visto que cada recibo de compra configura um negócio.

“Muitas vezes, a divergência envolve detalhes simples, como correção monetária ou comprovação de um pedido específico. Essa solução digital pode acelerar o processo e trazer maior transparência”, destacou a administração.

Além da revisão de créditos, a ferramenta também possibilita a adesão ao plano de recuperação judicial, documento que define as propostas do grupo 123 Milhas para pagamento dos valores devidos.

Se o credor concordar com o valor e a classe atribuídos ou já tiver um pedido de revisão aceito, pode indicar se aceita o plano. O acesso é feito na Área do Credor ou do Procurador, onde é possível ler o plano completo e selecionar a adesão.

Na sequência, o credor escolhe a forma de pagamento disponível e gera automaticamente o termo de adesão, que deve ser assinado via aplicativo gov.br para garantir autenticidade do CPF do assinante. Se o procurador assinar, deve indicar o credor representado e anexar o documento na área correspondente.

Esse procedimento é considerado uma antecipação do voto em assembleia de credores, desde que não haja mudanças posteriores nas condições de pagamento.

“A intenção aqui, é trazer uma linguagem clara e objetiva aos credores. Aqui não se faz nenhuma discriminação de valores altos ou baixos, atendemos a todos. E, por isso, essa preocupação em trazer a comunicação de uma forma clara e objetiva”, destaca a juíza Cláudia Helena Batista.

Próximos passos

Devido ao alto número de envolvidos, a assembleia deve adotar um formato diferenciado, possivelmente virtual e segmentado por classes de credores. A juíza estipula que até o fim do primeiro semestre de 2026 o judiciário tenha tudo o que precisa para realizar a assembleia de credores

“Eu sei que é uma fase que também vai trazer tranquilidade também para a 123 Milhas, dando oportunidade dela esclarecer o plano de recuperação judicial aprovado aos credores”, conclui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

33 COMENTÁRIOS

  1. Resumo: nos fazem de trouxas! A cada nova etapa vc precisa provar novamente que é credor, mesmo ja tendo enviado toda a documentação. vc entra na lista, de repente sai da lista e tem que enviar algo mais. Aí volta pra lista, mas a justiça determina algo novo pra comprovar e vc sai de novo da lista. É uma palhaçada! E os caras continuam vendendo na internet.

  2. quer dizer que nós credores ainda temos que comprovar as compras? faz tanto tempo e nem lembro das minhas três viagens que comprei, sendo uma delas bem traumática pois era uma viagem de comemoração

  3. Acho simplesmente ridícula a proposta de pagamento da 123Milhas aos credores lesados por ela. Eu particularmente não me importaria de não receber nada desde que a justiça fosse feita e os responsáveis presos pois já estavam falidos e continuaram vendendo seus produtos sabendo que não poderiam cumprir, ESTELIONATO PURO.

  4. Boa noite.Sou pessoa idosa com mais de 70 anos.E para mim,a prisão deles deveria ser decretada.Eles praticaram o golpe de pirâmide diferenciado.Agora mais de 800 mil pessoas foram lesadas.E seus sonhos por água abaixo.E os empresários pagando advogados caros quando deveriam pagar os lesados por eles.Esta juíza não tem a suposta coragem para colocar estes criminosos na cadeia.Meu processo e no R.G do Sul (52593812020248217000).Será muito difícil eu receber meu dinheiro desta organização criminosa.Eles fizeram tudo pensado milimetricamente.Ate como se defender neste judiciário podre que temos no Brasil.Entendo que o CNJ deveria nomear um juiz que acelerasse este processo.Se pôr eles na cadeia,o dinheiro sai rapidamente.

  5. Acho um absurdo uma empresa que lesa seu sonho continua operando como se não tivesse acontecido nada. Só no Brasil isto acontece, então começa a enrolação para resolver. Fim do mundo.

  6. O mínimo que pode ser feito é o bloqueio imediato de todos os bens dos sócios para garantir algum resultado e o administrador não consumir todos os recursos da PJ …e os consumidores pagarem o preço… perpetuando se os golpes pela falência programada … ACORDA BRASIL!!!

  7. novamente essa conversa de revisão de valores pra ganhar mais tempo. pedem documentos pra provar a dívida como se eles não soubessem quem e de quanto estão devendo. simplesmente fomos roubados, nos é que temos que provar que nós devem

  8. Esse caso deveria ir pras mídias, pro fantástico, pra alguém que possa realmente resolver ou difamar essa empresa que roubou nosso dinheiro e continua vendendo e recebendo sem nenhum problema

  9. Essa é infelizmente a justiça brasileira, retrato do governo, do congresso e do judiciário ideológico que temos atualmente. Já estou conformado de não receber meu dinheiro de volta, formos furtados de forma descarada pela 123 Milhas, ninguém foi preso e nem vão devolver nosso dinheiro. É muito triste ser brasileiro, em qualquer país sério, todos os sócios desse grupo estariam presos.

  10. Me desculpa
    Uma palhaçada
    Não é possível que já não tenha essa listagem
    Vão pagar com correção !?
    Se não vai pagar , porque essa palhaçada de termos que atualizar uma coisa , que já se foi feita !?
    Querem provar mais o quê!?
    E a vida da 123 Milhas , segue normalmente.

  11. Pelo visto vai empurrar mais uma vez, e a devolução que é bom, nada.
    Quero apenas meu valor de volta. Acho justo, se paguei e não tive minha viagem concluída, é o mínimo

  12. boa tarde, eu acho que o governo está envolvido neste golpe piramidal, já hoje setembro 2025 faz quasi 2 anos que robaron nosso dinheiro, o governo tem como tirar de 123 milhas o dinheiro robaron de nós.
    mas sempre tem alguma pedra na frente que demora a sentença para aprovar o que já debería estar aprobado a muito tempo.

  13. Os responsáveis por todo esse transtorno na vida de mais de 800 mil famílias deveriam estar, no mínimo, presos. Esse país é uma piada. O crime, no Bostil, compensa e recompensa!

  14. Maior estelionato na história do país!!! Mesmo com seguro não fui ressarcido, e quem sabe se tudo correr bem daqui a 20 anos recebemos os juros!!!

  15. vergonha esse roubo que sofremos na maior cara de pau dessa empresa safada…e o pior foi ter entrado na justiça logo no início e a própria justiça não aceitou porque esses ladrões entraram em recuperação judicial…até o cartão fiquei pagando mesmo sabendo que já estava lesado… vergonha isso 🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬

  16. que absurdo! Nós temos que provar o que já está provado.Eu quero o meu reembolso se fosse cobrado juros igual o cartão de crédito faz com a gente aí eles já estaria nos pagando.Por favor eu preciso o mais rápido possível.O pessoal q fizeram suas colocações estão de parabéns.

  17. A justiça no Brasil é parcial! Os proprietários da 123 deveriam estar presos! Já se passaram anos, e ainda temos que provar que fomos lesados, e somente em 2026 este novo plano “poderá” ser aceito. Este ” poderá” não significa que iremos receber, é apenas uma fase. Se eles alegarem que não terão dinheiro para nos pagar, será outra enrolação. Tudo isto comprova que ser criminoso no Brasil funciona! a empresa lesou milhares de pessoas, continua vendendo, como se nada tivesse acontecido e somos obrigados a esperar anos, e com certeza décadas para “tentar” receber alguma coisa. A última proposta era tentar receber uma mixaria a cada semestre. Será que agora os bandidos da 123 vão propor pagar uma mixaria a cada ano? Infelizmente, o crime no Brasil funciona! Mas de Deus ninguém escapa, Ele sim é o justo juízo!

  18. Pq não pagam logo isso! Aqui já tem gente se manifestando que prefere viagem ao dinheiro. Que não é o meu caso. Parem de enrolar e paguem logo o nosso de jeito, que está na verdade rendendo pra eles e nós verdadeiros donos da grana tendo que nos virarmos. ABSURDO! PILANTRAS! DEVOLVAM O nOSSO DINHEIRO, CORRiGIDO!!!

  19. Essa empresa roubou meu dinheiro que foi pago a vista, mas infelizmente moramos em um país corrupto onde quem deveria lutar pelos nossos direitos também estão envolvidos, mas de uma coisa eu tenho certeza, todos irão pagar um preço alto por isso, porque a justiça de Deus essa não falha, e poderão pagar da pior forma infelizmente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS