BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Pernambuco leva cultura e negócios à América do Sul com terceira etapa do Roadshow

Projeto promove destinos do estado em Argentina, Uruguai e Chile, unindo capacitação, música e rodada de negócios

A partir de 22 de setembro, a Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco) dá início à terceira etapa do Roadshow “Pernambuco, Naturalmente Increíble”, que terá passagem por La Plata (22/09), Montevidéu (23/09), Santiago (24/09) e Córdoba (25/09). O circuito, promovido pelo Governo de Pernambuco, busca ampliar a presença do estado nos mercados emissores da América do Sul por meio de um formato inovador que combina rodada de negócios, capacitação e experiências culturais.

Segundo Eduardo Loyo, presidente da Empetur, a iniciativa é um passo estratégico para consolidar Pernambuco no mapa turístico internacional.
“Estamos dando continuidade a um projeto estratégico que vem mostrando resultados concretos. Esta terceira etapa reforça a presença de Pernambuco em mercados como Argentina, Uruguai e Chile, fundamentais para o crescimento sustentável do nosso turismo internacional. É uma ação que une promoção de destino, negócios e valorização da nossa identidade cultural”, afirmou.

Novo formato de capacitação

O roadshow começa com rodadas de negócios que aproximam o trade pernambucano — hotéis, pousadas, receptivos e operadores — de agentes e representantes locais. Em seguida, ocorre a capacitação com um diferencial: a apresentação é conduzida por um argentino residente em Pernambuco, que compartilha sua vivência no estado, transmitindo uma visão próxima ao público local. O relato é acompanhado por vídeos imersivos que apresentam os atrativos turísticos, reforçando a experiência audiovisual.

A programação inclui ainda uma trilha sonora ao vivo com a cantora pernambucana Clara Sobral, que interpreta ritmos como frevo, maracatu, ciranda e coco. As danças tradicionais ficam a cargo do Balé Cultural de Pernambuco, representado por Josy e Maria Caxiado.
“O novo modelo de capacitação propõe um diálogo direto e mais envolvente, levando a visão de alguém que compartilha da mesma cultura e idioma, mas que hoje vive a experiência real de estar em Pernambuco. Isso aproxima o público da nossa proposta turística de forma natural, autêntica e com credibilidade”, destacou Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur.

Histórico e expansão internacional

Desde seu lançamento, o roadshow já percorreu importantes cidades da América do Sul — como Buenos Aires, Rosário, Santa Fé, Assunção, Cidade del Este e Santiago —, além de ter chegado à Europa, com edições em Porto, Lisboa e Madri. A ação integra a estratégia de consolidar Pernambuco como destino internacional, aproveitando a crescente conectividade aérea do estado.

De janeiro a julho de 2025, Pernambuco recebeu 48.813 visitantes estrangeiros em voos diretos. Os cinco principais mercados emissores no período foram Argentina, Portugal, Uruguai, Chile e Alemanha. Atualmente, Recife conta com conexões internacionais para Buenos Aires (Gol, JetSmart e Latam, a partir de dezembro), Lisboa (TAP), Montevidéu (Azul), Santiago (Latam), Córdoba (Gol), Madri (Azul e Iberia) e Porto (Azul).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS