O Prêmio Nacional do Turismo chega à sua quarta edição em 2025 consolidado como a principal premiação do setor no Brasil. Organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT), o prêmio destaca iniciativas inovadoras e casos de sucesso de órgãos públicos, privados e do terceiro setor, além de reconhecer profissionais que atuam de forma criativa e proativa pelo desenvolvimento do turismo no país.
As inscrições seguem abertas até às 18h do dia 14 de outubro e podem ser feitas pelo site oficial do concurso. As práticas vencedoras ganham visibilidade nacional e podem ser replicadas em outros destinos, contribuindo para fortalecer a atividade turística em todo o Brasil.
Neste ano, a premiação está dividida em duas modalidades: “Profissionais de Destaque no Turismo” e “Iniciativas de Destaque no Turismo”.
Na categoria Profissionais de Destaque, uma das novidades é a ampliação do reconhecimento: além do primeiro lugar, também serão premiados com troféus os segundos e terceiros colocados em cada uma das oito áreas participantes. Entre elas estão: Academia; Governo – Dirigentes e Parlamentares; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres Empreendedoras no Turismo; e Lideranças Sociais ou Comunitárias.
Já a modalidade Iniciativas de Destaque premiará projetos realizados nos últimos 24 meses que impactaram positivamente o setor. Serão reconhecidos os três primeiros colocados em 12 categorias, que incluem Governança e Gestão do Turismo; Turismo Sustentável; Economia Criativa; Valorização do Patrimônio Cultural e Natural; Promoção e Marketing; Turismo de Base Comunitária; Afroturismo; Trilhas de Longo Curso, entre outras.