Rui Costa, ministro da Casa Civil, afirmou nesta quarta-feira (24) que o governo federal poderá acionar a Justiça para coibir preços abusivos praticados por hotéis de Belém durante a COP30, que acontece em novembro na capital paraense. Segundo ele, valores cobrados acima do padrão internacional distorcem a imagem que o Brasil pretende transmitir ao mundo.
“Temos de reconhecer que há empreendimentos comerciais exagerando em demasia nos preços, valores que não correspondem nem mesmo a cidades muito caras do mundo. Para esses casos concretos, vamos buscar uma alternativa judicial, se for necessário”, destacou o ministro, em coletiva no Parque da Cidade.
Rui Costa ressaltou que a conferência climática é uma vitrine global e que a imagem que precisa ser transmitida é a de uma cidade acolhedora, com destaque para a hospitalidade e a gastronomia local. O governo do Pará já havia sinalizado preocupação com o tema em agosto, quando a Defensoria Pública do Estado analisava medidas contra os valores elevados de hospedagem.
A vice-governadora Hana Ghassan, presidente do Comitê Estadual da COP30, informou que já há 180 nacionalidades registradas e 49 mil solicitações de credenciamento para o evento.
Estruturas de apoio
Durante a visita, Rui Costa vistoriou obras de infraestrutura em andamento. Entre elas estão o Porto de Outeiro, que vai receber navios contratados pelo governo federal para abrigar delegações, e a Ponte de Outeiro, prevista para reduzir o tempo de deslocamento até o Parque da Cidade.
Segundo o ministro, já foram destinados R$ 6 bilhões para investimentos em saneamento e infraestrutura em Belém. As vistorias incluíram ainda a Zona Azul (Blue Zone) e a Zona Verde (Green Zone), que terão papel central na conferência, além da Vila Líderes, que hospedará chefes de delegações e será transformada em sede administrativa após o evento.
Preparativos avançados
As obras do Aeroporto Internacional de Belém estão com 95% de execução, enquanto a revitalização do Porto Futuro 2 tem 99% de conclusão. O governo estadual afirma que a estrutura do Parque da Cidade, sede principal da COP30, já está 99% concluída.
Além de Rui Costa e Hana Ghassan, participaram da comitiva o ministro do Turismo, Celso Sabino, a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, o secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, e outras autoridades estaduais.