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Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Embratur leva Plano Brasis ao Pará

Plano Brasis define mercados prioritários, reforça conectividade aérea e destaca diversidade cultural, gastronômica e natural do Pará

O futuro do turismo internacional no estado do Pará esteve em evidência na tarde desta segunda-feira (22), na capital Belém (PA). A Embratur, em parceria com o Sebrae, o Ministério do Turismo (MTur) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual de Turismo, apresentou o Plano Brasis e seu plano de ação com diretrizes para diversificar e fortalecer a promoção turística internacional dos destinos e atrativos paraenses.

Realizado no Museu de Arte Sacra, no centro de Belém, o evento reuniu integrantes de diversos segmentos do trade turístico do estado e autoridades como Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Celso Sabino, o ministro do Turismo; Eduardo Costa, secretário de Estado de Turismo do Pará; e Rubens Magno, diretor superintendente do Sebrae no Pará.

A apresentação do plano de ação, elaborado de forma exclusiva para o estado, destacou a proposta de transformar a pluralidade amazônica existente no Pará em vantagem competitiva global, articulando ações de marketing internacional, fortalecimento da conectividade e promoção digital nos mercados estratégicos.

Além disso, o documento traz orientações para a promoção internacional do turismo no estado. O objetivo é posicionar o Pará como protagonista na atração de turistas estrangeiros, consolidando, ainda, o legado que será deixado pela realização da COP30 em Belém, em 2025.

A iniciativa integra o planejamento nacional de marketing turístico e adapta diretrizes globais aos atrativos locais, valorizando a diversidade cultural, a natureza e a gastronomia do Pará. Para o Freixo, o plano é essencial para transformar a visibilidade da COP30 em um legado duradouro de mais turistas, renda e desenvolvimento para o estado.

“Elaborar um plano de marketing em um país com as características do Brasil não é simples, porque precisamos ter a mesma linguagem em um país tão plural, dizendo que não é só sol e praia, que é cultura, que é natureza, que é gastronomia. A gente precisava ter um plano falando o que tem que ser feito também aqui no Pará para que a gente tenha o maior número de turistas internacionais vindo para o estado. O turismo é uma ferramenta prática, um instrumento de ação”, ressaltou Freixo.

“É a primeira vez que o plano internacional é adaptado para realidade de cada estado brasileiro, por isso que o plano é Brasis. O Brasil é um país único, mas que nunca foi um só. É uma ferramenta de ação que a Embratur entrega para cada estado e ajuda a melhorar a qualidade da sua promoção, além de trazer mais turistas internacionais e tudo é feito com base em inteligência de dados”, completou o presidente da Agência.

Sabino destacou iniciativas apoiadas para o turismo do estado e como elas podem impactar na região. “Temos exemplos como o Sairé, em Santarém, um festival comparável ao de Parintins, mas que envolve dois botos, o Tucuxi e o Boto Cor de Rosa; e o Fórum Mundial de Gastronomia, que também será em Santarém, e é realizado pela ONU Turismo. Tudo isso se deve a toda equipe da Embratur por estar trazendo um modelo de marketing internacional setorizado “, explica.

“O Brasis, esse grande plano do Governo Federal, capitaneado pela Embratur, é uma ideia exitosa. O Sebrae está investindo e ajudando roteiros turísticos, na validação e no fortalecimento, e mostrando que dentro do Pará a gente tem vários Parás”, afirma Magno.

“Quero agradecer a todas as pessoas que fazem turismo aqui dentro do nosso estado. Aqui dentro tem empresários de vários tamanhos e eu sou o principal defensor dos pequenos negócios. O pequeno negócio é potente e entrega muito resultado. Vamos em frente. O turismo é a grande ferramenta e o caminho pro crescimento também deste estado”, acrescenta o diretor superintendente do Sebrae no Pará.

De acordo com Costa, a missão é desenvolver um turismo sustentável e integrado, e fazer com que o estado seja competitivo lá fora. “O Pará representa o coração pulsante da Amazônia e personifica o que esse plano Brasis quer mostrar lá fora: sustentabilidade, democracia e também inclusão”, declara.

“Nós ficamos honrados e felizes de estar aqui para conhecer um pouco mais do plano Brasis, que é esse plano internacional de marketing turístico. Sei que ele será o sinalizador, será o farol para nos guiar no futuro aqui do turismo no Brasil. O estado está preparado para receber o mundo, e graças à divulgação lá fora, teremos oportunidade de melhorar acima de tudo a renda do nosso povo, trazendo melhores dias para todos nós”, complementa o secretário de estado de Turismo do Pará.

Cilene Sabino, secretária Municipal de Turismo de Belém, também participou do evento e salientou o papel do turismo na capital do estado: “O turismo é a grande ferramenta e caminho para o crescimento também desse estado. Convido a todos a aproveitarem esse momento que a gente está vivendo e a agarrar todo mundo com unhas e dentes essa oportunidade que nós recebemos.”

Plano Brasis Pará

O Plano Brasis é fruto da parceria entre Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae, com desdobramentos em planos de ação específicos para cada uma das 27 unidades da federação. No caso do Pará, o documento é resultado de uma construção coletiva com gestores públicos, trade turístico e representantes locais, definindo os segmentos prioritários e nichos como turismo voltado a povos indígenas.

Na apresentação do plano, o presidente da Embratur destacou as ações para ampliar o fluxo de turistas estrangeiros, que somaram 33,2 mil entradas em 2024, com principais emissores vindos de Suriname, França, Estados Unidos, Portugal e Alemanha.

A conectividade foi um dos pontos de destaque, com novas rotas já anunciadas, além do reforço da temporada de cruzeiros que atrai visitantes da América do Norte e Europa. Em 2024, o Pará registrou 779 voos internacionais, com destaque para rotas diretas a partir dos Estados Unidos, Portugal, Suriname e Guiana Francesa.

Baseando-se na estratégia de dados da Embratur, os mercados prioritários definidos incluem Estados Unidos, França, Portugal, Reino Unido, Alemanha, além de Países Baixos, Itália, Colômbia e Canadá.

Sobre as motivações pelas quais os turistas escolhem o estado, o lazer foi o destaque, representando 56% das chegadas, impulsionadas por atrativos como a gastronomia de Belém, que é reconhecida pela Unesco, e destinos como Santarém/Alter do Chão, a Ilha do Marajó, a área de proteção ambiental de Ajuruteua (no nordeste do estado) e o Mangal das Garças, em Belém.

Confira o plano completo.

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