O Governo Federal abriu o processo de credenciamento de representantes da sociedade civil, do setor privado e de entes subnacionais para integrar a delegação oficial do Brasil na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025.
As candidaturas aos interessados estão abertas até 30 de setembro, por meio de formulário disponível no Portal do Brasil Participativo. O resultado da seleção será divulgado na primeira quinzena de outubro.
O objetivo é garantir ampla visibilidade e participação no processo, assegurando que a delegação nacional reflita a diversidade da sociedade brasileira e sua mobilização em torno da justiça climática. O Brasil mantém um histórico de participação social em suas delegações e reafirma o compromisso com a representatividade e a transparência neste processo.
Quem pode se inscrever:
- Setor Privado: organizações empresariais e associações representativas de setores produtivos;
- Sociedade Civil: ONGs, movimentos sociais, redes, coletivos, povos e comunidades tradicionais, entidades sindicais e instituições acadêmicas;
- Entes Subnacionais: representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos estados, municípios e do Distrito Federal.
O credenciamento a COP30 específico dos Povos Indígenas será realizado pelo Ciclo CoParente, conduzido pelo Ministério dos Povos Indígenas. Já os representantes federais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário não estão contemplados nesta chamada.
Acesso às áreas da COP30
- Zona Azul: acesso mediante credenciamento aprovado pela UNFCCC, etapa final que será confirmada por e-mail com orientações específicas;
- Zona Verde: livre acesso, sem necessidade de seleção.
As orientações detalhadas, incluindo critérios de participação, estão disponíveis neste link.
Diálogos para a COP30
O Ministério do Turismo promove a estratégia “Diálogos para a COP30”, iniciativa que tem como objetivo preparar Belém e o setor turístico para a Conferência do Clima, que será realizada em novembro, na capital paraense. A agenda contempla capacitações voltadas ao trade turístico, encontros com autoridades para tratar dos encaminhamentos da COP30 e seminários sobre turismo sustentável, entre outras ações que contribuirão para a preparação do Pará para sediar o evento.
Vale dizer que, recentemente, a ONU orientou a redução de delegações para a COP30.