Turistas brasileiros acionaram a Justiça contra a agência Latitude Outdoor, acusada de cancelar pacotes de viagens às vésperas do embarque e não devolver os valores pagos. A empresa, que se apresenta como especialista em viagens em grupo, teria frustrado os planos de clientes com roteiros para destinos nacionais e internacionais, incluindo o Chile e Minas Gerais.
Entre as vítimas está a assistente administrativa Fabiana Hervaes Pimenta, que planejou sua primeira viagem internacional para ver neve no Chile. “Esse sonho ficou frustrado e foi adiado”, disse em entrevista ao Bom Dia RJ. Fabiana relatou que, dias antes da viagem, a agência informou sobre problemas na conexão dos voos, adiou o roteiro e, posteriormente, deixou de responder. Mesmo após promessa de reembolso em 30 dias, o pagamento não foi realizado.
Outros turistas relatam situações semelhantes. A professora Roberta Nascimento afirmou ter pago R$ 2 mil por um pacote a Minas Gerais que foi cancelado três dias antes da data marcada. “Disseram que receberíamos o reembolso, mas até hoje nada foi devolvido”, contou.
Em outro caso, clientes que conseguiram embarcar não tiveram passagens de volta garantidas e precisaram comprar bilhetes de última hora no aeroporto.
A turista Carolina Maganha também relata ter perdido mais de R$ 5,9 mil após receber mensagem de cancelamento. “Eles continuam vendendo pacotes para 2026, mesmo com tanta gente prejudicada”, afirmou.
Justiça e investigação policial
A Latitude Outdoor já foi processada, mas os sócios William Amandula da Anunciação e Vitória da Cunha Ferreira Alvim não foram localizados para serem intimados. A Justiça informou que o endereço registrado da empresa funciona apenas como espaço de trabalho temporário.
A Polícia Civil confirmou que a 35ª DP (Campo Grande, RJ) investiga o caso. As vítimas estão sendo ouvidas e agentes trabalham para identificar os responsáveis. A orientação é que outros clientes que tenham sido prejudicados também registrem ocorrência.
O advogado Gabriel Britto, especialista em direito do consumidor, alerta que as vítimas devem registrar boletim de ocorrência e acionar o Juizado Especial Cível. “É essencial apresentar provas, como recibos e mensagens de confirmação, para que a Justiça possa responsabilizar os envolvidos”, disse.
Nota da empresa
Em resposta ao Bom Dia Rj, a empresa Latitude Outdoor disse que precisou cancelar as viagens relatadas por conta de problemas internos e diz ainda que foram oferecidas novas datas para os clientes ou a opção de reembolso integral. A agência está operando normalmente, apesar de a Justiça não conseguir intimar a empresa.

