BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Abav Expo prevê 40 mil visitantes e movimentação recorde de R$ 59,4 milhões no Rio

Evento retorna ao Riocentro de 8 a 10 de outubro com mais de 2 mil marcas, novidades no segmento de luxo e expectativa de crescimento em negócios

A Abav Expo 52 promete movimentar intensamente o turismo brasileiro e internacional em outubro, quando retorna ao Riocentro, no Rio de Janeiro, após dois anos. Durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (25), a diretora executiva da Abav Nacional, Jerusa Hara, anunciou as principais projeções para o evento: 40 mil visitantes ao longo dos três dias de feira, com 15 mil inscritos já confirmados antecipadamente, e uma movimentação econômica estimada em R$ 59,4 milhões, crescimento de 10% em relação à última edição carioca, em 2023.

“Gosto de trabalhar com números conservadores, mas estamos seguros de que vamos superar essas marcas, porque o ritmo de inscrições e a receptividade do trade estão muito acima da média”, destacou Jerusa, lembrando que apenas na semana que antecede a feira a organização costuma receber mais de mil novas inscrições por dia.

Estrutura e novidades

O evento ocupará 40 mil m² do Riocentro, divididos entre os pavilhões Sesc e Senac. Estão confirmadas mais de 2 mil marcas, representando 26 unidades da federação (com exceção do Acre), 27 municípios e 13 destinos internacionais, entre eles estreantes como Japão e China. Cuba e Costa Rica retornam após cinco anos de ausência.

Na lista de setores participantes, a feira reunirá 23 redes hoteleiras, 11 companhias aéreas nacionais e internacionais, 54 operadoras e consolidadoras, 20 DMCs, além de seguradoras e empresas de tecnologia. Entre as companhias aéreas confirmadas estão Latam, Delta, TAP, JetSmart, South African Airways, Air France e KLM.

Um dos lançamentos desta edição é o Abav Exclusive, espaço voltado ao turismo de luxo, que reunirá 15 expositores e compradores convidados do segmento, reforçando o potencial de negócios em mercados de alto padrão. Outra novidade é a área Abav Creators, que contará com 11 criadores de conteúdo integrados à programação, cobrindo temas como capacitação, tecnologia, MICE e lazer.

Conteúdo e capacitação

A feira terá cinco arenas de capacitação, com mais de 60 sessões de conteúdo, entre elas a Arena Sesc, dedicada a temáticas específicas para o setor. Também estão previstas rodadas de negócios diárias, que contarão com 30 compradores internacionais e 60 nacionais, divididos entre os segmentos corporativo, de luxo e MICE.

Outro destaque é o Buyers Club, programa de compradores convidados, que facilitará negociações imediatas entre expositores e operadores nacionais e estrangeiros. Além disso, 502 agentes de viagens de todos os estados brasileiros foram selecionados pela Abav para participarem do evento, reforçando a pluralidade do público.

Experiência carioca

Além das atividades de negócios e capacitação, a Abav Expo 52 terá uma programação cultural para valorizar o destino anfitrião. No dia 8, após a cerimônia de abertura, o público poderá assistir ao Baile do Charme e a um show da Estação Primeira de Mangueira. No dia seguinte, está programado um jantar no histórico teatro Roxy, considerado patrimônio turístico do Rio.

Com expectativa de público altamente qualificado — o ticket médio por passageiro no Rio de Janeiro é de R$ 7,2 mil, acima da média nacional de R$ 6 mil —, a Abav Expo se promete quebrar recordes. “O Rio de Janeiro é sinônimo de acolhimento e turismo, e estamos muito felizes em retomar a feira aqui em 2025 e nos próximos anos ímpares”, reforçou a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS