BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Brasil reforça cooperação com ONU Turismo em encontro com secretária-geral eleita

Alckmin, Celso Sabino e Shaikha al Nowais destacam projetos conjuntos e anunciam eventos internacionais no país

Brasília foi palco, nesta quarta-feira (24), de um encontro estratégico para o turismo global. O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, receberam Shaikha Nasser al Nowais, secretária-geral eleita da ONU Turismo, para debater iniciativas que reforcem a parceria entre o Brasil e a entidade. A agenda marca mais um passo da colaboração multilateral do país em um momento em que o turismo se consolida como vetor de desenvolvimento sustentável e inclusão social.

Shaikha al Nowais, representante dos Emirados Árabes Unidos e primeira mulher a liderar a ONU Turismo, foi eleita durante a 123ª reunião do Conselho Executivo da organização, presidido por Sabino. Sua presença em Brasília integra a agenda oficial de aproximação com o Brasil, país que já abriga o primeiro escritório da ONU Turismo nas Américas e no Caribe, instalado no Rio de Janeiro.

Cooperação estratégica e desenvolvimento sustentável

Durante a reunião, Celso Sabino ressaltou os avanços alcançados em conjunto com o organismo internacional. “A ONU Turismo, que já possui no Brasil seu primeiro escritório para as Américas e o Caribe, tem sido grande parceira em iniciativas que buscam reforçar o desenvolvimento sustentável do setor. É com esse espírito de cooperação multilateral que nosso país vai seguir contribuindo para mais conquistas”, afirmou o ministro.

A parceria já rendeu resultados expressivos, como o lançamento, no início de 2025, do guia Tourism Doing Business: Investindo no Brasil, que apresenta oportunidades para investidores estrangeiros e fortalece o posicionamento do país como destino de negócios e lazer. A iniciativa integra o conjunto de políticas voltadas para atrair capital internacional e ampliar a competitividade do turismo brasileiro.

Eventos internacionais no Brasil

A colaboração com a ONU Turismo também impulsiona a realização de grandes eventos internacionais no território brasileiro. Em fevereiro de 2026, Santarém (PA) será sede do Fórum Mundial do Turismo Gastronômico, promovido pela entidade. O encontro reunirá chefs renomados, especialistas e líderes do setor para discutir inovação, cultura e desenvolvimento econômico por meio da culinária – consolidando a Amazônia como destino turístico global.

No mesmo ano, o Rio de Janeiro receberá a 3ª Cúpula de Turismo da ONU Turismo para a África e as Américas. O evento reunirá lideranças dos dois continentes para debater iniciativas conjuntas de desenvolvimento sustentável e inclusivo, com foco na geração de emprego, renda e novas oportunidades para o setor.

Autoridades presentes

Além de Alckmin, Sabino e Shaikha al Nowais, participaram da reunião Heitor Kadri, diretor do Escritório da ONU Turismo no Brasil, João Ricardo Viegas, chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, e representantes da Embaixada dos Emirados Árabes Unidos. O encontro reforçou a imagem do Brasil como protagonista na agenda internacional do turismo e como parceiro estratégico para a construção de políticas globais.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS