BRL - Moeda brasileira
EUR
6,15
USD
5,33
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Novo cônsul dos EUA em São Paulo alerta sobre vistos para Copa do Mundo 2026

Em primeira aparição pública no Brasil após assumir o cargo, cônsul-geral dos EUA em São Paulo destaca novas regras para emissão de vistos

São Paulo (SP) – Kevin Murakami, novo cônsul-geral dos Estados Unidos da América (EUA) na capital paulista, participou nesta quinta-feira (25) do media brunch que antecedeu o Experience USA. O evento, realizado no próprio Consulado dos EUA em São Paulo, marca sua primeira aparição pública no Brasil desde que assumiu o cargo.

Murakami abriu sua fala destacando o simbolismo do retorno ao país após pouco menos de três semanas no posto. “Estou muito feliz de estar de volta ao Brasil”, declarou agradecendo também aos organizadores e patrocinadores do encontro e do Experience USA.

O cônsul ressalta que o processo de visto será essencial para possibilitar a participação de brasileiros na Copa do Mundo da FIFA de 2026, que ocorrerá nos EUA. “O esporte não é nada sem torcedores nas arquibancadas, e o processo de visto é fundamental para permitir que torcedores brasileiros viajem aos Estados Unidos para apoiar seus times”, afirma.

Ele destaca que, em 2024, os EUA emitiram mais de 1,1 milhão de vistos de não imigrantes para cidadãos brasileiros, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. “Quase metade desses vistos foi emitida aqui no Consulado Geral em São Paulo”, disse, acrescentando que, no último ano, os brasileiros receberam mais vistos do que qualquer outra nacionalidade, exceto cidadãos da Índia e do México.

O diplomata aproveitou a ocasião para alertar sobre a importância de que interessados iniciem os trâmites o quanto antes. “Se você, seus amigos, sua família, seus clientes quiserem visitar no próximo ano, especialmente por causa da Copa do Mundo, peça já. Agora não é cedo demais”, avisa.

Murakami também abordou três pontos frequentemente questionados pelo público sobre vistos:

  1. Isenção de entrevistas – A partir de 1º de outubro de 2025, mais pessoas precisarão comparecer a entrevistas presenciais, incluindo solicitantes com menos de 14 anos e acima de 79 anos.

  2. Tempo de espera – O prazo varia diariamente conforme a carga de trabalho e quantidade de colaboradores. O cônsul reforçou que os solicitantes devem consultar apenas fontes oficiais do governo dos Estados Unidos.

  3. Nova taxa de visto – Murakami mencionou que o tema tem sido divulgado pela imprensa brasileira, mas reforçou que os detalhes oficiais ainda não foram anunciados.

“Todos os solicitantes de visto devem confiar exclusivamente em fontes oficiais do governo dos Estados Unidos para informações sobre o processo de visto, incluindo especialmente as taxas”, enfatizou.

“Década do esporte”

O diplomata também destaca a relevância da Copa do Mundo da FIFA de 2026, que fará parte do que o governo norte-americano denomina “década do esporte”. Além do mundial, os Estados Unidos sediarão os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Verão de 2028, em Los Angeles, entre outros grandes eventos internacionais.

“Esta será uma oportunidade única na vida para mostrar a beleza e a hospitalidade da América. E mal podemos esperar para receber fãs do futebol de todo o mundo”, parafraseou Murakami, citando declaração do presidente Donald Trump feita quando foi criada a força-tarefa da Casa Branca para a organização da Copa.

O cônsul dos EUA reforça ainda que a segurança será prioridade absoluta durante o torneio, abrangendo atletas, torcedores e residentes. Segundo ele, além do impacto econômico, os eventos esportivos representam uma oportunidade para promover o dinamismo e a hospitalidade dos Estados Unidos em escala global.

Ao encerrar sua participação, o cônsul estimulou os presentes a aproveitarem o Experience USA. “Incentivo todos vocês a conhecerem mais sobre os destinos, os roteiros e atrações que estão aqui hoje e a trabalharem juntos para contar a história de como é a experiência nos Estados Unidos”, conclui.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS