São Paulo (SP) – O Tivoli Mofarrej São Paulo Hotel recebeu nesta sexta-feira (26) o Experience USA 2025, evento organizado pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, em parceria com a Embaixada e Consulados no Brasil. A programação reuniu mais de 350 agentes de viagens e profissionais do trade turístico para um dia de capacitação e relacionamento com destinos, companhias aéreas, locadoras de veículos, parques temáticos e operadores norte-americanos.
Na abertura oficial, Nathan Traurig, cônsul comercial dos EUA, ressaltou a relevância do mercado brasileiro para o turismo norte-americano. “Em 2024, 1,9 milhão de brasileiros visitaram os Estados Unidos e eles gastaram incríveis 9,8 milhões de dólares. É uma oportunidade para todos aqui”, destaca.
O diplomata também aponta o impacto do setor no mercado de trabalho dos EUA, destacando que o turismo representa mais de 64 milhões de empregos. Ele reforça ainda a importância da Copa do Mundo FIFA 2026, que será sediada nos Estados Unidos. “Seja para contar a história da seleção brasileira ou para receber brasileiros em novos destinos, essa é uma oportunidade única. A análise socioeconômica da FIFA projeta que o torneio vai gerar benefícios significativos para áreas como serviços e turismo, com jogos distribuídos por 11 cidades-sede, incluindo Dallas e São Francisco”, revela.

Já Emanuelle de Nadal, especialista de Viagens e Turismo do Departamento de Comércio dos EUA, enfatizou a nova fase do evento, que deixou de se chamar Visit USA para assumir a identidade de Experience USA. “Nós não queremos que os nossos clientes brasileiros apenas visitem os Estados Unidos, mas que tenham experiências memoráveis nesse país”, reforça.
Ela explica que a mudança reflete a estratégia de diversificação e reposicionamento junto ao mercado brasileiro, alinhada à expectativa de grandes eventos internacionais no calendário norte-americano, como a Copa do Mundo de 2026, o USA 250 e as Olimpíadas de 2028.
Segundo Emanuelle, a programação do dia foi desenhada para preparar o trade brasileiro de forma prática e abrangente. “Preparamos esse evento com muito carinho para que juntos possamos capitalizar as oportunidades que vão vir a partir da Copa do Mundo nos Estados Unidos no próximo ano. Temos uma agenda robusta de seminários, treinamentos e o workshop, onde será possível engajar diretamente com cada destino”, explicou.
A representante agradeceu ainda aos patrocinadores da edição — Disney Destinations, Hard Rock International, Henko Produções, Brand USA, Hertz International e Nathan’s Famous — e reforçou que o objetivo comum é aumentar o número de brasileiros viajando aos Estados Unidos.
Programação do Experience USA
Um dos pontos centrais da programação é o Seminário de Vistos do Consulado Americano, que apresenta informações atualizadas para auxiliar agentes de viagens a orientar seus clientes. A sessão permite ainda os profissionais do Turismo a elencarem suas principais dúvidas sobre o processo, que foi destaque do discurso de Kevin Murakami, em sua primeira aparição como novo cônsul-geral dos EUA no Brasil.
Emanuelle ressalta ainda a participação de novos destinos dos EUA, muitos deles relacionados às cidades-sede da Copa do Mundo, como parte da estratégia de diversificação da oferta turística apresentada ao trade. O evento será ainda encerrado com sorteios especiais, oferecidos pelos expositores e patrocinadores aos profissionais que acompanharam toda a programação.
Confira a programação completa a seguir
- 9h – Abertura – Embaixada e Consulados dos EUA
- 9h05 – Atlanta Convention & Visitors Bureau
- 9h20 – San Francisco Travel
- 9h35 – Disney Destinations
- 10h25 – Brand USA
- 10h45 – Coffee Break & Networking
- 11h05 – Topaz Tours
- 11h20 – Hard Rock International
- 12h00 – Visit Baton Rouge
- 12h05 – Delta Air Lines
- 12h10 – Visit Dallas
- 12h25 – Workshop Experience USA – Exposição de Turismo
- 13h00 – Almoço
- 14h40 – Experience Kissimmee
- 14h55 – Hertz Internacional
- 15h15 – Visit Lauderdale
- 15h30 – Henko Produções
- 15h35 – Visit Kansas City
- 15h40 – United Airlines
- 15h55 – United Parks & Resorts
- 16h10 – Enterprise Mobility
- 16h25 – Visit Tampa Bay
- 16h30 – Seminário de Vistos – Consulado dos EUA
- 16h45 – Sorteios e encerramento