BRL - Moeda brasileira
EUR
6,32
USD
5,41
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Embratur apoia edital pioneiro da Belotur que integra turismo e créditos de carbono

Projeto busca neutralizar emissões de grandes eventos de Belo Horizonte e servir como modelo sustentável para outros destinos brasileiros

A Belotur lançou uma iniciativa inédita no turismo brasileiro ao abrir um edital para captar créditos de carbono voltados à compensação das emissões geradas pelos grandes eventos de Belo Horizonte. O projeto, apoiado pela Embratur, tem como meta zerar a pegada de carbono das principais festividades da capital mineira, alinhando a política municipal às diretrizes da Agenda 2030 da ONU e consolidando a cidade como um destino de referência em sustentabilidade.

Aberto até dezembro de 2026, o edital convida empresas que possuem Créditos Certificados de Carbono a associar suas marcas aos eventos do calendário oficial de Belo Horizonte. A proposta oferece uma via de cooperação entre o setor público e a iniciativa privada, fortalecendo a imagem de companhias comprometidas com a agenda verde, ao mesmo tempo em que impulsiona a transição sustentável do turismo local.

De acordo com o regulamento, a compensação das emissões será feita por meio da aposentadoria dos créditos doados, garantindo que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) sejam efetivamente neutralizadas. O modelo pretende transformar Belo Horizonte em um exemplo de gestão ambiental integrada à atividade turística.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, elogiou a iniciativa, classificando-a como um passo decisivo rumo ao turismo responsável. “Esta iniciativa de Belo Horizonte é exatamente o tipo de inovação que a Embratur quer ver florescer no turismo brasileiro. Apoiamos com entusiasmo porque acreditamos que pode e deve dar certo, se tornando uma referência de modelo de gestão sustentável para que outros estados e municípios se inspirem e repliquem. É a prova de que a sustentabilidade não é um discurso, mas uma prática que gera valor e posiciona o Brasil na vanguarda do turismo responsável”, destacou.

Para a presidente da Belotur, Bárbara Menucci, o edital reforça o papel estratégico do turismo na economia verde. “Mostramos, de forma concreta, que Belo Horizonte está pronta para enfrentar os desafios ambientais. Ao alinhar turismo, cultura e economia às urgências do clima, reforçamos que desenvolvimento e responsabilidade podem caminhar juntos. Nossos eventos se tornam ainda mais relevantes quando se transformam em aliados do meio ambiente e da economia verde.”

A proposta é resultado do avanço da Belotur nas práticas ESG, reconhecidas pela Embratur no final de 2024, quando a entidade mineira conquistou o primeiro lugar no Concurso de Melhores Práticas ESG da Agência. O prêmio rendeu uma consultoria especializada da Embratur para aprofundar ações de sustentabilidade e culminou na criação do novo edital.

A coordenadora de ESG da Embratur, Marina Barki, destacou a continuidade da parceria com a Belotur. “A Belotur tem buscado aprofundar as suas práticas de sustentabilidade, demonstrando um compromisso genuíno com a agenda. Nós, da Embratur, fazemos questão de manter um canal direto de diálogo para acompanhar esse processo e compartilhar o que aprendemos desde que nossa estratégia ESG foi implementada, a partir de 2023.”

Como parte do projeto “Turismo Transforma”, a Belotur também lançou um minidocumentário que retrata o papel do turismo sustentável em Belo Horizonte. O vídeo apresenta protagonistas locais nas áreas de gastronomia, afroturismo, inclusão social e sustentabilidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS