Entre os dias 20 e 23 de outubro, o Brasil será o epicentro do turismo responsável na América Latina com a realização da Remote Immersion Chapada dos Veadeiros 2025, em Alto Paraíso de Goiás. O encontro reunirá cerca de 220 profissionais de turismo de 24 países para três dias de imersão em negócios, experiências locais e conexões que visam transformar a maneira como o turismo de alto padrão é feito na região.
Organizado pela Remote Latin America, o evento — em sua 9ª edição — tem como missão fortalecer o turismo de natureza e de pequena escala, valorizando destinos remotos e autênticos, como a Chapada dos Veadeiros, que se consolida como um dos principais ícones do turismo regenerativo brasileiro.
Turismo com propósito
Além de fomentar negócios entre hospedagens boutique, DMCs premium e consultores de viagens internacionais, a Remote Immersion busca promover um modelo de desenvolvimento turístico consciente e sustentável. “A Chapada dos Veadeiros é um destino incrível e apaixonante que se alinha perfeitamente ao turismo que a Remote quer promover: de pequena escala, alto padrão, remoto e autêntico, para viajantes que buscam experiências transformadoras”, afirma Roberto Bitelman, diretor da Remote Latin America.
O executivo destaca ainda o apoio do Goiás Turismo e da Embratur, parceiros estratégicos da edição 2025. “Estamos desenhando um evento inspirador que fará nossos participantes se apaixonarem por esse destino único”, completa.
Durante três dias e meio, os participantes — conhecidos como Remoters — terão uma programação que combina rodadas de negócios, experiências imersivas com comunidades locais e atividades no Cerrado brasileiro, incluindo trilhas, cachoeiras e vivências quilombolas.
Diversidade de participantes e foco internacional
A edição de 2025 contará com 77 hospedagens e DMCs de 12 países latino-americanos, como Argentina, Chile, Costa Rica e Brasil, além de 80 designers de viagens vindos de mercados estratégicos como Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Austrália e Suíça.
“Estamos sempre investindo em uma curadoria criteriosa para diversificar nossos participantes e, ao mesmo tempo, conectar agências de viagens e operadoras de turismo de alto padrão de todo o mundo com experiências e hospedagens únicas na América Latina”, explica Marcelo Pontes, também diretor da REMOTE Latin America.
Legado REMOTE: impacto positivo para a comunidade local
A Remote Immersion Chapada dos Veadeiros também reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o legado positivo. O evento será carbono neutro, graças à parceria com a Compensei, e seguirá diretrizes baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e nos critérios do Global Sustainable Tourism Council (GSTC).
A programação inclui o Workshop REMOTE – Turismo Regenerativo na Chapada dos Veadeiros: Construindo o Destino que Queremos, realizado de forma online no dia 1º de outubro, e o Legado REMOTE, evento presencial gratuito em 22 de outubro, das 9h às 12h, em Alto Paraíso.
O encontro reunirá profissionais, estudantes e comunidade local para discutir o tema “Como a Chapada dos Veadeiros pode se preparar melhor para o turismo internacional”. O debate acontecerá no Remote Stage, espaço vizinho à Casa da Lua Pousada, com apoio da Secretaria de Turismo de Alto Paraíso e da Associação Visit Veadeiros.
Patrocínios e apoio institucional
A Remote Immersion Chapada dos Veadeiros conta com patrocínio da Goiás Turismo, Embratur, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, INGUAT – Instituto Guatemalteco de Turismo e BLTA – Brazilian Luxury Travel Association, reforçando sua relevância no calendário global do turismo sustentável.