A partir de 1º de outubro, todos os viajantes internacionais que entrarem na Indonésia deverão apresentar o cartão eletrônico de chegada “All Indonesia”. A medida já está em vigor desde setembro nos aeroportos de Jacarta, Bali e Surabaya e será estendida a todos os pontos de entrada do país, incluindo portos e fronteiras terrestres.
O sistema concentra, em uma única plataforma, processos relacionados à imigração, verificação de bagagem e saúde. O formulário pode ser preenchido online, com geração de QR code para apresentação na inspeção de entrada.
O uso do cartão é gratuito e está disponível pelo site oficial e aplicativo, em inglês, indonésio e chinês. A recomendação é que o envio seja feito até três dias antes da chegada ao país, embora também seja possível realizar o preenchimento no momento do desembarque, o que pode gerar filas.
A obrigatoriedade se aplica tanto a visitantes estrangeiros quanto a cidadãos indonésios que retornam do exterior. No caso dos indonésios, o formulário deve incluir o número de identificação nacional (NIK), além de informações sobre a viagem, declarações de saúde e pertences transportados.
O cartão de chegada pede dados pessoais, informações de voo e hospedagem, além de declarações de saúde e itens transportados. O mesmo formulário permite incluir mais de um membro da família.
O documento não substitui o visto. Trata-se de uma exigência adicional válida inclusive para quem é isento de visto, como os brasileiros, que podem permanecer na Indonésia por até 30 dias para turismo, negócios ou tratamento médico.
Vale destacar que, recentemente, a Coreia do Sul prorrogou isenção de K-ETA até 2026.