Após a posse da nova diretoria da Abav-SP | Aviesp no biênio 2025-2027, Bruno Waltrick, reeleito presidente da entidade, aproveitou a coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2), para comentar os desafios do setor frente às recentes quebras de empresas de turismo, incluindo a Viagens Promo. Ao lado de Marcelo Oliveira, assessor jurídico da associação, o dirigente destacou o suporte oferecido aos associados e a atuação conjunta com a Abav Nacional.
“A questão da Viagens Promo é o ponto da responsabilidade solidária. Por ter impactado agências espalhadas por todo o Brasil, a problemática recai sobre o braço nacional, que já se manifestou oficialmente diante das declarações de Renato Kido. Quanto à Abav-SP | Aviesp, estamos dando todo o amparo jurídico às agências paulistas”, declara Waltrick.
Oliveira explica que a responsabilidade da Abav-SP | Aviesp está vinculada ao sistema associativo nacional. “Nós estamos aqui amparando a seção paulista da associação, mas temos um braço na Nacional. Esses temas precisam ser considerados pelo sistema Abav como um todo. É uma batalha constante e seguimos firmes”, conta.
O assessor jurídico reforçou ainda que a entidade paulista mantém participação ativa nos debates nacionais sobre responsabilidade solidária das agências de viagens, tema que voltou a ganhar relevância com os impactos recentes no mercado.
“A Abav não é e não pode ser um órgão regulador, mas tem o papel de cobrar que a regulação aconteça nos órgãos competentes. Atuamos em constante diálogo com a Nacional para alinhar essas pautas”, acrescenta.
Para Waltrick, o atendimento direto aos associados em situações como essas é prioridade. “As portas ficam abertas para que todos possam nos acionar. É esse trabalho próximo que queremos reforçar neste novo mandato”, conclui.