BRL - Moeda brasileira
EUR
6,26
USD
5,34
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Japão estreia na Abav Expo e celebra 130 anos de laços diplomáticos com o Brasil

Com recorde histórico de visitantes brasileiros, destino aposta em experiências culturais, hospitalidade e turismo da paz para conquistar o mercado latino-americano

O Japão faz sua estreia na Abav Expo 2025 celebrando um marco histórico: os 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão. A participação é organizada pela JNTO (Organização Nacional de Turismo Japonês), órgão oficial responsável pela promoção turística do país, em parceria com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro. A presença do destino na maior feira de turismo da América Latina representa um passo estratégico para ampliar sua visibilidade e reforçar a crescente conexão com o público brasileiro.

“Este ano marca o 130º aniversário do Tratado de Amizade Brasil-Japão e por isso, a JNTO, em cooperação com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, participa da histórica e tradicional Abav pela primeira vez. Sentimos que é uma honra fazer parte e estamos muito felizes em promover nosso país em um palco de tanto prestígio”, afirmou Susumu Matsumoto, diretor executivo da JNTO em Nova York, responsável pelo mercado latino-americano.

Durante o evento, o executivo destacou o desejo de aproximar o Japão do trade turístico brasileiro. “Desejamos transmitir a todos o encanto de visitar o Japão, um país que oferece enorme variedade de atrações culturais e gastronômicas e paisagens arrebatadoras, seja pela natureza exuberante ou pela arquitetura de referência mundial. Temos estrutura e atividades para as quatro estações do ano, acolhendo visitantes com eficácia, segurança e uma hospitalidade característica”, completou.

No estande japonês, os visitantes encontrarão representantes da H.I.S. Brasil, Quickly Travel e das companhias aéreas ANA (All Nippon Airways) e JAL (Japan Airlines). A estreia na Abav Expo vem na esteira de um momento excepcional para o turismo japonês: de janeiro a agosto de 2025, o país recebeu 28 milhões de visitantes, o maior número da história. O fluxo de brasileiros também atingiu recorde, com 85 mil turistas em 2024 — e a tendência segue de alta, com mais de 52 mil viajantes do Brasil apenas no primeiro semestre deste ano, segundo dados da JNTO.

Japão inspira agentes com “turismo da paz”

Na quinta-feira, 9 de outubro, a JNTO promove o seminário “Descubra o Japão”, com a presença da especialista Marina Tsuge, que ministrará dicas para o trade sobre como vender o destino. A sessão também contará com as participações de H.I.S. Brasil, ANA e JAL, abordando temas como conectividade aérea, experiências regionais e o apelo do país como destino de quatro estações.

Um dos diferenciais do Japão é a combinação entre modernidade e espiritualidade. Matsumoto destaca Hiroshima como um exemplo do chamado “turismo da paz”. “Hiroshima é uma bela cidade, cercada por montanhas e rios, onde a gastronomia local e a vibrante vida noturna se destacam. Degustar o famoso okonomiyaki de Hiroshima e fazer compras nos mercados locais são parte essencial do roteiro. Em meio a outras atrações imperdíveis, os visitantes devem ir ao Itsukushima-jinja, famoso santuário sobre o mar, na ilha de Miyajima. Mas há algo além, profundo e tocante ao se visitar Hiroshima… É sobre sentir a paz. É o chamado ‘turismo da paz’”, declarou.

A JNTO disponibiliza ainda um amplo acervo de informações sobre o Japão no site linktr.ee/descubraojapao e oferece atendimento gratuito ao público brasileiro na Japan House São Paulo, aos fins de semana e feriados.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS