Paraty foi palco, na última terça-feira (30), da 10ª edição do Encontro Fluminense FBHA – Integração do Turismo Regional. Realizado no Sesc Santa Rita, no coração do Centro Histórico, o evento reuniu empresários, gestores públicos e profissionais dos setores de hospedagem, alimentação e turismo, reforçando o papel da cidade como referência no desenvolvimento sustentável e cultural da Costa Verde fluminense.
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, ressaltou o protagonismo do município na articulação regional e na construção de um turismo mais integrado. “Paraty é um polo econômico estratégico, com forte identidade cultural e turística e a edição de Paraty do Encontro Fluminense conseguiu reunir os diversos atores da cadeia produtiva do turismo da Costa Verde, promovendo integração e compartilhando ferramentas e conhecimentos para o desenvolvimento sustentável do setor”, afirmou.
Cultura e inovação como motores do desenvolvimento
Entre os destaques da programação, Antônio Garcia Couto, gerente do Polo Sociocultural Sesc Paraty, apresentou detalhes sobre o projeto Sesc Caborê. O investimento, estimado em R$ 150 milhões, prevê a criação de um espaço que une arte, natureza e turismo. A primeira fase deve ser entregue até o início de 2026, reforçando Paraty como referência cultural e destino estratégico no turismo do Rio de Janeiro.
Luciana De Lamare, especialista em design regenerativo, abordou a importância da autenticidade como valor competitivo no turismo moderno. Ela destacou que o setor “não apenas gera empregos, mas estrutura vidas e pode ser uma ferramenta poderosa para uma transição energética e econômica justa”.
Turismo, tecnologia e gestão
O vereador Salvino de Oliveira apresentou o Projeto de Lei 372/2025, que regulamenta a hospedagem de curta duração por meio de plataformas digitais. Segundo ele, “com regras claras, todos ganham: o proprietário se sente seguro, o turista entende os limites da hospedagem e os moradores têm mais controle sobre seu espaço”.
Também participaram do evento nomes como Aldenira Mota, doutora em Educação pela PUC-Rio, que destacou a importância da liderança e do autoconhecimento para superar desafios empresariais, e Fabio Gameleira, coordenador do Sebrae Rio na Costa Verde, que apresentou ações voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios locais.
A tecnologia aplicada à hotelaria também esteve em pauta, com apresentações de Jarbas Modesto, do Sebrae RJ, e do painel “Tecnologia como Aliada do Lucro”, conduzido por Paulo Roberto Maia Clavery (Bitz Softwares) e Fernanda Seabra (HMAX Tecnologia). Ambos reforçaram como a automação e a inteligência artificial podem otimizar operações e fidelizar clientes.
Cooperação e legado
Com mais de duas mil pessoas reunidas ao longo de suas dez edições, o Encontro Fluminense FBHA se consolida como um fórum essencial para o fortalecimento do turismo no estado. A edição de Paraty teve parceria institucional da Fecomércio RJ, Sesc, Senac RJ e Sebrae RJ, com apoio da Prefeitura de Paraty, do Paraty Convention & Visitors Bureau, da Associação de Hotéis de Paraty (AHP) e do Polo Gastronômico Paraty.