O Brasil conquistou espaço de destaque no cenário global de aviação com 12 aeroportos listados no ranking de pontualidade da consultoria internacional Cirium. O levantamento divide os terminais em três categorias (grande, médio e pequeno porte), de acordo com a capacidade anual de assentos ofertados, que varia de cinco a 40 milhões.
Para integrar a lista, os aeroportos precisam ter pelo menos 90% dos voos monitorados com informações reais de partida e chegada, critério que garante a comparabilidade internacional.
Na categoria de grandes aeroportos, Congonhas (SP) obteve a terceira posição global, com índice de 88,62% de pontualidade. Entre os médios, Viracopos, em Campinas (SP), alcançou a vice-liderança mundial com 93,22%, seguido por Brasília (DF), em terceiro (90,97%), Confins, em Belo Horizonte (MG), em quarto (88,70%), e Galeão (RJ), em sexto (86,50%).
Já no grupo de pequenos aeroportos, o Santos Dumont (RJ) liderou o ranking, com 95,02% de pontualidade em quase cinco mil voos avaliados. Salvador (BA) também se destacou, alcançando a quarta posição, com 91,32%.
Além deles, os aeroportos de Belém (PA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) também figuraram entre os 20 mais pontuais do mundo em suas respectivas categorias