BRL - Moeda brasileira
EUR
6,27
USD
5,34
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

ACI-LAC 2025 reúne líderes da aviação em Trinidad e Tobago

Evento da ACI-LAC em Port of Spain discute conectividade aérea, sustentabilidade e concessões aeroportuárias na região

Port of Spain, em Trinidad e Tobago, será palco a partir deste domingo (5) da edição 2025 da Assembleia e Conferência Anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC Annual Assembly Conference & Exhibition). O encontro deve reunir cerca de 300 participantes, entre executivos da indústria, autoridades governamentais e aeroportuárias, além de especialistas em aviação, tecnologia, meio ambiente, acessibilidade, gestão e finanças.

No dia 6 de outubro, às 10h30 (horário de Port of Spain) / 11h30 (horário de Brasília), ACI-LAC realiza coletiva de imprensa para apresentar os dados mais recentes da indústria aeroportuária da região e os detalhes da programação. Estarão presentes Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC; Mónika Infante, presidente do Conselho de Administração de ACI-LAC e CEO da Aerodom; e Hayden Newton, CEO da Autoridade Aeroportuária de Trinidad e Tobago.

Na sequência, às 11h (horário de Port of Spain) / 12h (horário de Brasília), a SITA promove coletiva para apresentar o estudo 2025 Passenger IT Insights, baseado em informações coletadas junto a milhares de viajantes em diferentes regiões do mundo. O levantamento aponta tendências de comportamento dos passageiros e serve de referência para adoção de novas tecnologias no setor aéreo.

As transmissões das coletivas serão feitas via streaming e estão disponíveis neste link de inscrição.

Conectividade aérea e desafios climáticos

Com o tema “Aeroportos definindo a conectividade na América Latina e Caribe”, o evento vai abordar temas como modelos de concessão aeroportuária, certificação de aeródromos, desafios climáticos, transporte de cargas, assistência em solo e conectividade aérea no Caribe e em toda a região. A programação completa pode ser acessada neste link.

Reconhecimento ambiental e inovação

Durante a conferência, serão entregues os prêmios Green Airport Recognition, que reconhecem iniciativas de aeroportos membros voltadas para a gestão de emissões de carbono, adaptação às mudanças climáticas, restauração de ecossistemas e captura de carbono. A ação é organizada pelo Comitê de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ACI-LAC.

Outro destaque é o Young Professional Award, que neste ano premiará um projeto relacionado à promoção da cultura de cibersegurança no ecossistema aeroportuário. A iniciativa tem patrocínio da SITA.

Ênfase no Caribe

A edição de 2025 terá atenção especial à realidade do Caribe, com debates sobre conectividade, integração regional e desenvolvimento sustentável no setor aéreo. Entre os destaques está o Painel de Líderes do Caribe: Definindo o Futuro da Região Juntos, que reunirá autoridades e executivos para discutir políticas estratégicas.

Segundo Rafael Echevarne, diretor-geral da ACI-LAC, a conferência reforça a importância do encontro como espaço de troca de experiências e busca por soluções comuns.

“Todos os anos, buscamos destacar temas que representam os desafios diários de nossos membros e do setor aeroportuário da região. Este ano, em Trinidad e Tobago, destacamos os desafios enfrentados pelos membros das ilhas, com o objetivo de desenvolver e fortalecer sua competitividade, conectividade e capacidade de crescimento. Portanto, acreditamos que nossa conferência continua sendo um espaço de diálogo que reforça a importância do Caribe como um ator fundamental no fortalecimento da aviação e do turismo”, conclui Echevarne.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS