BRL - Moeda brasileira
EUR
6,22
USD
5,31
Maurício Herschander
Maurício Herschander
Repórter - E-mail: mauricio@brasilturis.com.br

Brasil quebra recorde e ultrapassa 7 milhões de turistas estrangeiros em 2025

Em apenas nove meses, país supera meta anual do Plano Nacional de Turismo e registra crescimento de 45% nas chegadas internacionais em relação a 2024

O turismo internacional no Brasil acaba de atingir um marco inédito: mais de 7 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no país entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados divulgados pela Embratur. O resultado consolida o melhor desempenho da história e representa um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Somente em setembro, o país recebeu 570.934 visitantes internacionais, o maior número já registrado para o mês desde o início da série histórica. O volume supera em 28,2% o resultado de setembro de 2024, quando o Brasil havia contabilizado aproximadamente 445 mil visitantes.

Com esse desempenho, o país não apenas ultrapassou o recorde anual anterior de 2024 — que havia registrado 6,77 milhões de visitantes —, como também superou a meta projetada para todo o ano de 2025 pelo Plano Nacional de Turismo 2024–2027, que previa a chegada de 6,9 milhões de turistas. O novo marco foi atingido ainda no nono mês do ano, 2,9% acima do objetivo inicial.

Imagem fortalecida e impactos econômicos

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o resultado é reflexo direto da nova estratégia de promoção internacional do país, que prioriza diversidade, sustentabilidade e valorização das experiências autênticas brasileiras.

“Esse recorde histórico é fruto de um trabalho sério do Governo Federal para reconstruir a imagem do Brasil no mundo, como um destino de diversidade e sustentabilidade. O Brasil hoje é respeitado e desejado por turistas de todas as nacionalidades. Esse número recorde se traduz na vida dos brasileiros através de emprego, renda e oportunidade em cada canto do país. É o pequeno empresário que amplia seu negócio, o artesão que vende mais, o guia que tem mais trabalho. O turismo está ajudando a mover a economia e a transformar vidas”, afirmou.

O desempenho histórico evidencia a recuperação completa do turismo internacional no Brasil e o fortalecimento do país como destino competitivo no cenário global, sobretudo em um contexto de retomada econômica e ampliação das rotas aéreas internacionais.

Confiança internacional e projeção para 2026

Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, os números confirmam a confiança do mercado global no Brasil como destino turístico e reforçam o protagonismo do setor no desenvolvimento econômico.

“Estamos vivendo um momento histórico para o turismo brasileiro. Já superamos a meta anual com três meses de antecedência, o que mostra a força do nosso setor e a confiança do mundo no Brasil”, destacou.

O resultado positivo também sinaliza um efeito multiplicador sobre a economia nacional, com impactos diretos sobre emprego, renda e investimentos em infraestrutura turística. De acordo com a Embratur, o crescimento nas chegadas internacionais tem impulsionado o desempenho de segmentos como hotelaria, gastronomia e turismo de natureza, especialmente em regiões como Nordeste, Amazônia e Sul do país.

Com um quarto do ano ainda pela frente e grandes eventos previstos no calendário, o Brasil deve encerrar 2025 com um novo recorde histórico de visitantes e receitas

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    ITB Asia

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS