Rio de Janeiro (RJ) — O Casa Grande Hotel Resort & Spa, localizado no Guarujá (SP), participou da 52ª Abav Expo, realizada no Riocentro entre quarta-feira (8) e sexta-feira (10), com otimismo em relação ao desempenho do setor e ao retorno do mercado internacional.
“O evento está ótimo, com uma área grande de hotéis, operadoras, companhias aéreas e destinos. E o mais interessante é a ampliação de destinos internacionais”, avalia Sérgio Souza, diretor Comercial do Casa Grande Hotel Resort & Spa.
Segundo o executivo, o empreendimento voltou a atrair visitantes estrangeiros de Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, além de mercados asiático, europeu e norte-americano. “Fazia tempo que isso não acontecia. Entendemos que é um momento de retomada do Brasil como destino turístico do turista estrangeiro”, observa.
Investimentos e revitalização
O Casa Grande Hotel passou por um amplo processo de renovação. “Entre o ano passado e este ano, investimos R$ 18 milhões no hotel”, informa o executivo. As melhorias incluíram reforma do restaurante Thai, retrofit nos apartamentos e na recepção, ampliação do restaurante Atlântico, requalificação do salão nobre e modernização da fachada. “O hotel está todo renovado, muito bonito”, afirmou.
Entre as atualizações, Souza destaca ainda a parceria com a Trousseau, responsável pelos novos amenities do resort, e a conquista do Best Travel Choice do TripAdvisor pelo segundo ano consecutivo para o restaurante japonês, além das repetições do reconhecimento para o Thai e o Atlântico. “Ficamos muito feliz de ter essa variedade gastronômica e um produto diferenciado. A experiência gastronômica é um dos grandes diferenciais do Casa Grande”, salienta.
Novas experiências e eventos
Entre as novidades, o hotel lançará o Baile do Havaí, evento que passará a integrar o calendário oficial do empreendimento. “É uma festa tradicional em torno da piscina, com buffet diferenciado e atrações musicais. Todo feriado de 15 de novembro teremos o Baile do Havaí”, contou.
A programação de fim de ano também foi antecipada. O Natal terá “bastante atividade e shows, com o Mágico do Natal, coral infantil e entrega de presentes pelo Papai Noel”. Já o Réveillon 2025 trará como atração principal Thiago Abravanel. “O desafio é grande, porque o do ano passado foi o melhor Réveillon da história do Casa Grande, quando quase atingimos ocupação máxima”, destaca.
Outra atração recente é o parque infantil, que teve sua área dobrada e agora ocupa 5,8 mil metros quadrados. O espaço inclui atividades como laser tag, arvorismo e escalada.
Relacionamento com o trade e perspectivas
O Casa Grande Hotel integra o estande da Resorts Brasil na Abav Expo 2025. “O eixo Rio–São Paulo é muito importante, concentra clientes e operadores e dá vida à feira”, afirma Souza. Contudo, o executivo defende a proposta de itinerância da Abav Expo, com edições em diferentes destinos do país, o que, segundo ele, contribui para aproximar o mercado internacional dos destinos brasileiros.
Para além da feira, o resort mantém um calendário intenso de relacionamento comercial. “Neste ano, já realizamos 38 ações comerciais próprias e faremos mais oito até o fim do ano, totalizando 46. Algumas são individuais, outras com Resorts Brasil ou EBS”, detalha.
O desempenho do empreendimento no primeiro semestre foi positivo, com retração apenas nos meses de frio. “Setembro foi excelente, outubro está bom, e novembro e dezembro também devem ser. O ano deve fechar bem e o próximo começar melhor ainda”, avalia.
Mercado e tendências
Souza se mostra otimista com as perspectivas do setor. “O mercado de luxo deixou de comprar bolsas de marca para comprar viagens. A experiência da viagem é algo que ninguém tira de você, e quem oferecer isso vai sair na frente”, comenta.
Ele destaca ainda a tendência de integração entre lazer e eventos, com experiências que unem turismo e responsabilidade social. Como exemplo, citou uma recente ação do resort que reuniu executivos e jovens aprendizes em um programa de mentoria de um ano. “Essas iniciativas vão acontecer cada vez mais”, garante.
O hotel também obteve certificação ESG Pulse, com a maior nota entre os resorts avaliados. “É outro investimento importante, uma tendência e um caminho que o setor precisa seguir”, disse.
Por fim, o executivo destaca investimentos em CRM e chatbots, voltados à personalização do atendimento e à modernização da gestão. “Dessa vez, o Brasil está evoluindo em software na mesma velocidade do mercado global. Acho que finalmente vamos caminhar junto com quem compra nossos serviços”, conclui.
O Brasilturis participa da 52ª Abav Expo e conta com o apoio da Mundi Executive Transport e proteção Affinity Seguros