O turismo esportivo vem se consolidando como uma das principais tendências do setor no Brasil, impulsionado pelo crescente interesse nas corridas de rua. Um levantamento da Azul Viagens, operadora de turismo da companhia aérea Azul, mostra que, entre janeiro e agosto de 2025, houve um crescimento de 364% na venda de pacotes que incluem inscrição em provas, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A demanda crescente reflete o impacto positivo que os eventos esportivos têm gerado na economia e no turismo nacional. Duas competições foram destaque no portfólio da operadora: a 21K Noronha, corrida realizada em Fernando de Noronha, que registrou aumento de 174% nas vendas e teve pacotes esgotados três meses antes do evento; e a Trancoso Running, que será realizada em outubro, na Bahia, e apresentou um crescimento expressivo de 1.462%.
Completam o top 5 das corridas mais procuradas: a 21K Bonito, marcada para dezembro, no Mato Grosso do Sul; a Meia Maratona do Sol, que acontece neste mês, em Natal; e o Festival 21K de Pipa, programado para outubro, na Praia da Pipa, também no Rio Grande do Norte.
De acordo com Giulliana Mesquita, head da Azul Viagens, o interesse pelas provas reflete uma mudança no comportamento dos viajantes brasileiros. “Estamos acompanhando de perto a evolução do cenário esportivo brasileiro, que tem as corridas de rua como um dos destaques nos últimos anos. Esse movimento é mais que uma tendência, é um sinal de mudança no estilo de vida dos brasileiros. O turismo esportivo, mais especificamente as provas de corridas de rua, desperta interesse de muitas pessoas e isso vem movimentando o setor. Tanto que elas buscam pacotes de turismo para praticar esportes em outras localidades e até fora do Brasil, com demandas crescentes para as corridas da Disney, nos Estados Unidos, que oferecem uma experiência única para os corredores”, afirmou.
A procura por pacotes internacionais também cresce, especialmente para as corridas RunDisney, realizadas nos parques temáticos da Walt Disney, nos Estados Unidos, durante a temporada 2025/2026.