BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,44
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Embratur leva experiências do Feel Brasil ao Adventure Travel World Summit 2025

A Embratur selecionou experiências de turismo de natureza e aventura do projeto Feel Brasil para participarem do Adventure Travel World Summit (ATWS) 2025. O evento acontece a partir desta segunda-feira (13) e vai até quinta (16), em Puerto Natales, no Chile. A participação da agência é estratégica para consolidar o Brasil como destino líder global nesse segmento, promovendo a diversidade e autenticidade da oferta turística nacional no mercado internacional.

Reconhecido internacionalmente por sua biodiversidade, diversidade cultural e compromisso com o turismo sustentável, o Brasil ocupa o 1º lugar mundial em Ecoturismo e Turismo de Aventura (Adventure Tourism Development Index 2023/2024) e o 2º lugar entre os destinos mais desejados para Natureza e Vida Selvagem.

Com 30% de seu território protegido por Unidades de Conservação e Terras Indígenas, o país abriga 9 Sítios Naturais, 15 Culturais, 1 Misto e 6 Geoparques Mundiais reconhecidos pela Unesco, além de 7 Reservas da Biosfera — um patrimônio natural e cultural que sustenta o posicionamento do Brasil como referência global em turismo responsável, inclusivo e regenerativo.

Desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae, o Feel Brasil é um portfólio internacional que reúne 101 experiências autênticas e sustentáveis de todas as regiões do país. Destas, 59% são lideradas por mulheres e mais de 80% contam com equipes inclusivas e engajamento com sustentabilidade social e ambiental.

A principal ação da Embratur será representar o país no Marketplace do ATWS, participando de rodadas de negócios pré-agendadas com os principais operadores internacionais de turismo de aventura. Os encontros para promover novos negócios e criação de rede de contatos tem agendamento prévio por perfil de empresa participante, garantindo que partes com interesses complementares tenham tempo de conversa.

A participação na feira reforça, ainda, o comprometimento da Embratur com a sustentabilidade e a conservação do meio ambiente. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, explica que a ação “posiciona o Brasil como destino competitivo, atraindo turistas com maior valor agregado e fortalecendo o turismo de natureza como diferencial”.

“Nós somos um país que tem 30% de seu território protegido por Unidades de Conservação e Terras Indígenas, abrigamos nove Sítios Naturais, 15 Sítios Culturais, um misto e seis Geoparques Mundiais reconhecidos pela Unesco, além de sete Reservas da Biosfera. Esse é um patrimônio natural e cultural que sustenta o posicionamento do país como referência global em turismo responsável, inclusivo e regenerativo”, complementa Freixo.

“Nosso objetivo é claro: atrair turistas com maior valor agregado, mostrando a força do nosso turismo de natureza e aventura, que é, ao mesmo tempo, autêntico e sustentável. Com seis biomas e dimensões continentais, o Brasil tem capacidade para liderar esse segmento no mundo. Ao darmos visibilidade a experiências que, em sua maioria, são lideradas por mulheres e têm um forte compromisso social e ambiental, reforçamos o nosso compromisso com a conservação e a inclusão, promovendo um turismo que gera riqueza e protege nossos biomas”, completa Freixo.

Evento estratégico

O ATWS 2025 é um ponto de encontro para centenas de profissionais do turismo, incluindo operadores, destinos, jornalistas, investidores e formadores de opinião. A programação inclui painéis, reuniões de negócios, experiências imersivas e encontros com a imprensa especializada. A Embratur participa do evento em parceria com a Adventure Travel Trade Association (ATTA), com a qual mantém um acordo de cooperação e que é a promotora do Summit. O Brasil marcou presença no summit em 20 das 21 edições.

A presença da Agência no ATWS está alinhada às diretrizes do Plano Brasis, o novo plano internacional de marketing turístico 2025-2027 do Brasil, que estabelece a diversificação da oferta de destinos como um dos pilares para apresentar o país no mercado global. A participação da Embratur neste encontro reforça também a importância do trabalho conjunto com parceiros do setor privado, como o Sebrae, para levar negócios para pequenos empreendedores brasileiros e promover o desenvolvimento regional.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS